Grêmio e Palmeiras se enfrentaram pela primeira partida da final Copa do Brasil neste domingo (28). Na Arena, em Porto Alegre, melhor para os paulistas, que venceram por 1 a 0, gol de Gustavo Gómez, e saíram em vantagem na luta pelo título do torneio nacional. O Alviverde ainda teve Luan expulso na segunda etapa após acertar cotovelada em Diego Souza.
A próxima partida será realizada no domingo (7), às 18h, no Allianz Parque. Por conta da vitória, os comandados por Abel Ferreira têm a vantagem do empate. Já o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença. Qualquer vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.
O Grêmio, campeão em cinco oportunidades (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016), vai em busca do hexa. Já o Palmeiras está na caça do tetracampeonato. O Verdão levantou a taça em 1998, 2012 e 2015.
No entanto, antes da final, os dois clubes estreiam nos respectivos campeonatos estaduais. O Grêmio encara o Brasil de Pelotas, na quarta (3), às 19h, na Arena. Já o Palmeiras terá o clássico com o Corinthians, no mesmo dia, às 19h, na Neo Química Arena.
O primeiro tempo teve o Grêmio com mais controle de bola, mas encontrando um Palmeiras bem postado. Por isso, Pepê foi figurada apagada.
A primeira chegada de mais perigo foi com o Palmeiras, aos 25. Rony bateu falta e Paulo Victor caiu no canto para fazer a defesa.
Seis minutos depois, o gol alviverde. Após cobrança de escanteio, Gustavo Gómez subiu livre na pequena área para abrir o placar.
O Grêmio só veio assustar após levar o gol. Alisson recebeu na entrada da área, finalizou de esquerda e a bola foi por cima.
O Palmeiras teve a chance de aumentar a vantagem aos 45. Luiz Adriano tirou Paulo Miranda da jogada, ficou cara a cara com Paulo Victor, mas chutou por cima.
Segundo tempo
O Palmeiras perdeu, novamente, uma chance clara aos 10 minutos. Raphael Veiga fez linda jogada, deu uma caneta em Paulo Miranda e rolou para Rony, que bateu por cima.
Aos 19 minutos, o Palmeiras teve Luan expulso. Em disputa de bola com Diego Souza, o zagueiro alviverde deixou o cotovelo no atacante, que ficou com o supercílio ensanguentado.
A partir da expulsão, Renato Gaúcho sacou Victor Ferraz e Maicon para colocar os atacantes Ferreira e Churín. O Grêmio passou a ter o controle da bola e mandar na partida.
Aos 28, Ferreira recebeu cobrança rápida de falta, limpou para a direita e disparou. Weverton mandou para escanteio.
A tônica do jogo era o Grêmio explorar o lado direito e buscar Diego Souza e Churín na área. No entanto, não conseguiu o empate. Com isso, o Palmeiras leva vantagem para a decisão a ser disputada em São Paulo no próximo domingo.
Ficha técnica
Grêmio 0 x 1 Palmeiras
GOLS: Palmeiras: Gustavo Gómez
GRÊMIO: Paulo Victor; Victor Ferraz (Churín), Paulo Miranda (Vanderson), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Ferreira), Alisson (Thaciano), Jean Pyerre (Isaque) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Felipe Melo; Zé Rafael (Danilo); Rony (Mayke), Raphael Veiga (Gabriel Menino) e Wesley (Alan Empereur); Luiz Adriano (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo na próxima semana pelos respectivos estaduais.
Quarta-feira, 03/03, 19h*, Grêmio x Brasil de Pelotas – Campeonato Gaúcho
Quarta-feira, 03/03, 19h*, Corinthians x Palmeiras – Campeonato Paulista
Fonte: O curioso do futebol