Alagoinhas foi o primeiro município do interior da Bahia a iniciar a vacinação contra a COVID-19, o que ocorreu no dia 19 de janeiro. Desde então, 6.584 pessoas receberam a primeira dose da Coronavac ou AstraZeneca, e 2.623 concluíram o ciclo de imunização com a Coronavac.
Graças ao cumprimento da meta estabelecida pelo estado, uma sexta remessa de vacinas aterrizou no Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro e, a partir das 10h da manhã, idosos com 77, 78 ou 79 anos poderão ser vacinados. “A cada pouso, uma lágrima de esperança”, declarou o major Juliano, co-piloto do helicóptero da Graer.
O transporte aéreo é fundamental para garantir a distribuição, no interior do estado, das vacinas enviadas pelo Governo Federal. Às 23h de ontem, 178.600 doses de Coronavac chegaram a Salvador e, às 6h40, desta quarta-feira (10), as 2.080 doses destinadas à Alagoinhas já estavam no município. O quantitativo será utilizado para vacinar os idosos com idade igual ou superior a 70 anos, de forma escalonada: quinta (11), 75 ou mais; sexta (12), 72 ou mais, e sábado (12), 70 anos ou mais.
“A rapidez na entrega é fundamental porque a temperatura da vacina tem que ser controlada, então a gente dá o nosso melhor nesse momento tão importante no combate ao coronavírus”, relatou o comandante Coronel Dourado, antes de levantar vôo para as cidades de Serrinha, Feira de Santana, Mundo Novo, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.
A vacinação com a segunda dose da Coronavac continua sendo feita, simultaneamente, para os idosos imunizados entre os dias 03 e 12 de fevereiro e trabalhadores da saúde vacinados de 09 a 12 de março.
Fonte: SECOM/Alagoinhas