Maior vencedor da Copa do Nordeste com quatro títulos, faz tempo que o Vitória não sabe o que é chegar em uma decisão. Nos últimos três anos, o limite do Rubro-Negro tem sido as quartas de final, e é para superar essa barreira que o time vai entrar em campo neste sábado, 17. Às 18h30, no Barradão, tem Leão contra Altos em jogo único eliminatório que vale uma vaga na semifinal do Nordestão.
O Vitória vai ser mandante porque teve melhor campanha na primeira fase. Foi segundo colocado no Grupo B, enquanto o Jacaré ficou em terceiro lugar, com dois pontos a menos. Em caso de empate ao fim dos 90 minutos, teremos disputa de pênaltis no Santuário Rubro-Negro.
A última vez que o Leão passou pelas quartas de final da competição regional foi em 2017, quando também teve pela frente um adversário do Piauí: o River. Foram dois triunfos baianos, naquele ano em que a classificação ainda era decidida em jogos de ida e volta nessa fase do torneio.
Depois, o Vitória caiu para Sampaio Corrêa (2018), Fortaleza (2019) e Ceará (2020). Curiosamente, os três algozes foram campeões do Nordestão nos anos em que eliminaram o Rubro-Negro nas quartas. Certamente uma coincidência que pode animar os torcedores do Altos.
Para acabar com a sina de que dá sorte aos adversários e voltar a escrever histórias vitoriosas na competição em que é rei, o Leão precisa se impor. E, nas palavras do lateral direito Raul Prata, o time está pronto para isso.
“A gente entra nos campeonatos para ganhar títulos. A Copa do Nordeste não é diferente. A gente tem time, tem consciência do tempo que o Vitória tem sem ganhar esse campeonato, que é um campeonato muito bom. Então, a gente está bem focado e motivado para buscar esse título. Temos condições para isso”, afirmou o jogador.
Quem joga
A preparação para a partida foi encerrada na sexta, 16, com treino na Toca do Leão. Rodrigo Chagas deu atenção especial para jogadas de bola parada e cobranças de pênalti, já que qualquer empate leva a partida para a marca da cal. Antes de ir para o gramado, os jogadores também assistiram a vídeos sobre o adversário.
Depois da atividade, os atletas seguiram no complexo esportivo e deram início à concentração para a partida. Uma boa notícia para os torcedores é que Cedric e Pedrinho continuaram com o grupo e estão relacionados para o jogo. Os dois sofreram lesões na última quarta-feira e tinham poucas chances de entrar em campo contra o Altos. Pedrinho teve uma recuperação melhor, participou do treino e tem presença garantida no time titular. Já Cedric vai precisar ser reavaliado antes de entrar em campo.
Rodrigo também vai poder contar com os retornos do meio-campista Eduardo e do atacante Wesley Pionteck. Eduardo começou o ano com status de titular, mas passou a conviver com dores na região lombar e não entra em campo desde fevereiro. Ele, inclusive, ainda não participou de nenhum jogo da Copa do Nordeste.
A má notícia é que Vico, Fernando Neto e Guilherme Rend seguem fora de ação. Na sexta-feira, 16, o trio fez apenas trabalhos de transição na Toca do Leão.
Desempenho
O Vitória vivia um bom momento na temporada, com metas alcançadas e sequência invicta de dez jogos, mas viu a boa fase ser interrompida com uma derrota para o Doce Mel na última quarta-feira.
É verdade que o Rubro-Negro entrou em campo com uma escalação alternativa, mas o tropeço serve de alerta para o jogo deste sábado, 17, como destacou o lateral Raul Prata.
“A equipe tem que entrar ligada desde o começo até o fim do jogo. Jogo difícil, de eliminação. Temos que estar atentos a todos os detalhes para vencer”, afirmou Prata.
VITÓRIA X ALTOS-PI – QUARTAS DE FINAL DA COPA DO NORDESTE
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA), às 18h30
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite e Nailton de Sousa (ambos do CE)
Vitória – Lucas Arcanjo (Yuri); Raul Prata, Marcelo Alves, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, Cedric (Soares) e Alisson Farias; Ruan Nascimento, David e Samuel. Técnico: Rodrigo Chagas
Altos-PI – Mondragon; Dudu Gago, Leandro Amorim, Rafael Araújo e Tiaguinho; Jorginho, Dos Santos, Netinho; Lucas Campos, Klenisson e Manoel. Técnico: Fernando Tonet
Fonte: Da Redação