A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, inicia mais uma semana cuidando da cidade. A prioridade, nessa segunda-feira (03), foi a limpeza das bocas de lobo, cuja obstrução pelo lixo urbano é uma das principais causas de enchentes.
Segundo dados do IBGE, 47% dos municípios brasileiros afetados por alagamentos sofrem a conseqüência do descarte inadequado do lixo. Em épocas de chuva, as águas pluviais carregam os resíduos até as bocas de lobo. Caso estejam entupidas, as águas ficam impedidas de serem drenadas até a rede de escoamento, gerando caos urbano.
Para que o problema seja solucionado, a gestão municipal conta com a conscientização da população. “A previsão meteorológica para essa semana é de muita chuva, por isso, fazemos um apelo para que a população evite jogar lixo na rua. Juntos somos mais fortes!”, declarou o prefeito Joaquim Neto.
Outro alerta, é com relação aos materiais de construção deixados nas calçadas, como areia e brita, pois provocam o mesmo efeito do lixo, ao serem carregados pelas águas da chuva.
Fotos: Divulgação SECIN
Fonte: SECOM/Alagoinhas