O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Praça do Céu estava especialmente enfeitado nesta quarta-feira (12). Cortinas de coração, poltrona vermelha, arranjos com bolas e uma linda mesa compunham o cenário do momento festivo, em homenagem às mães. Na ocasião, foram distribuídos kits de festas aos cuidadores, em um pequeno gesto que faz a diferença na autoestima dos responsáveis por zelar das crianças da comunidade.
Maria da Glória Barbosa, residente em Santa Terezinha, mora com o filho, a nora e os netos. Ela já havia participado da ação no ano passado (2020) e voltou para receber as guloseimas que compõem a caixinha, com doces, bolo, coxinha, pão de queijo, quibe, dentre outros. “Acho muito bom ganhar esse tipo de mimo, pelo menos alguém se lembra das mães. As crianças gostam, ficam alegres. Sempre que tem evento aqui, eu venho”.
O coordenador da Proteção Social Básica, Washington Flávio, ressaltou que um dos propósitos do CRAS é fortalecer o vínculo entre as famílias, a comunidade e indivíduos. Além disso, falou sobre a importância de valorizar o papel da mulher na sociedade e expandir o conceito de família, integrando casais homoafetivos no espectro da maternidade. “A ideia de mãe que buscamos não é só a mãe-mulher, mas todo sujeito que represente esse sentimento de maternidade, em novas conjunturas de família. Temos buscado sempre olhar para isso”.
Luciene de Jesus, que é Orientadora Social, estava muito animada com a presença das mães no equipamento social, que contou com música ao vivo. “Com a pandemia, não podemos fazer tantas atividades, então esse momento está sendo de muita alegria. Quando a gente vê o apreço da comunidade, ficamos muito felizes”. Ela também chamou a atenção para a valorização das tias, madrinhas, avós, pais adotivos e “pães”, no acompanhamento e proteção da infância.
À tarde, a ação será realizada no CREAS. Na quinta-feira (13), no CRAS de Riacho da Guia e no CRAM, finalizando na sexta-feira (14), no CRAS de Nova Brasília. A entrega dos kits especiais para as mães começou na segunda, no CRAS de Boa União.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte: SECOM/Alagoinhas