Eclipse lunar só poderá ser visto em cidades das regiões oeste e sudoeste do estado. Com fenômeno da ‘superlua’, satélite aparenta 14% maior e 30% mais brilhante.
O fenômeno conhecido como “superlua” foi observado no céu de Salvador, na madrugada desta quarta-feira (26). O fenômeno também pôde ser visto ao redor do mundo.
A “superlua” apareceu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante que o normalmente observado. Esse fenômeno ocorre quando, ao mesmo tempo, a lua é cheia e está no perigeu, que é o ponto da trajetória mais próximo da Terra.
Além da “superlua”, um eclipse lunar total – quando sol, Terra e lua se alinham e o planeta faz sombra sobre o satélite – ocorre na manhã desta quarta-feira.
O eclipse começou às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do sol começa a ser observada na lua –, teve início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.
Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, o eclipse, entretanto, não poderá ser observado de Salvador. Na Bahia, apenas algumas cidades do oeste e sudoeste do estado poderão ver o fenômeno.
Fonte: G1