“A vacina chegou ontem à noite, hoje pela manhã a população já estava sendo vacinada. Chega na cidade e vai direto para o braço do alagoinhense”, destaca Joaquim Neto, médico e prefeito de Alagoinhas (BA).
O mutirão contra o novo coronavírus que aconteceu no município, neste feriado (3), alcançou 2.353 pessoas vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca/Oxford. Para evitar aglomerações, a prefeitura organizou dois pontos, o CETEP (antigo Colégio Estadual) e o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, que funcionaram por 12 horas para receber pessoas com 55 anos ou mais.
Dona Domingas dos Santos, moradora da Pedra de Baixo, comemorou a oportunidade de iniciar o seu ciclo de imunização contra a Covid-19. “Chegou a minha vez. É bom que todo mundo tome logo essa vacina pra gente se livrar desse vírus”, disse.
Já dona Eunice, 56 anos, depois de vacinada, garantiu voltar para completar o seu ciclo de imunização com a segunda dose no dia 3 de setembro e elogiou a organização do mutirão. “Trabalho muito bom e organizado. A prefeitura está de parabéns”, destacou dona Eunice.
Para o prefeito Joaquim Neto, só a vacina pode devolver a Alagoinhas o ritmo do desenvolvimento na saúde e na economia como a cidade merece e precisa.
Segunda dose
O agendamento para receber a segunda dose da AstraZeneca continua acontecendo presencialmente na Central de Imunização, de segunda a sábado, das 8h às 12h, ou pelo telefone 75999338966. A cada 10 pessoas agendadas, a equipe de saúde entrará em contato por telefone para aplicação da vacina.
Até o fechamento desta matéria, a Vigilância Epidemiológica contabilizou 37.123 pessoas vacinadas com a primeira dose e 15.499 com a segunda.
Vacinação continua na sexta-feira (4)
Rodoviários, trabalhadores de farmácias e da limpeza urbana com 18 anos ou mais podem procurar o CETEP (antigo Colégio Estadual), nesta sexta-feira, das 8h às 12h, para receber a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Devem levar RG, CPF (ou cartão SUS), cartão de vacina e comprovante de residência. Serão vacinadas as pessoas que tiverem o nome na lista enviada pelas empresas.
“Enquanto o vírus não descansar dos estragos que vem fazendo na saúde das pessoas, nós estaremos organizados e prontos para enfrentá-lo com vacina, testagem e prioridade na nossa rede de saúde”, reforça Laína Passos, secretária de saúde de Alagoinhas.
Fonte: SECOM Alagoinhas