A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realiza, entre os dias 09 e 12 de junho, uma intensa mobilização de prevenção e combate ao trabalho infantil, com a participação do CRAS, Unidade descentralizada do Cadastro Único, Conselho Tutelar e CREAS. Dentro da programação estão previstas oficinas, diários de proteção, caravana, além de uma Audiência Pública com o tema “Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, que acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, na próxima sexta-feira (11).
O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, pois nessa data, no ano de 2002, foi apresentado o primeiro relatório global sobre o assunto. “A gestão Joaquim Neto não poderia ficar de fora dessa campanha. Apesar do número de trabalhadores infantis ter caído no Brasil, essa realidade ainda é perversa e atinge, principalmente, meninas e meninos negros de famílias em situação de pobreza”, declarou a secretária de Assistência Social, Ludmilla Fiscina.
Dentre as principais conseqüências do trabalho infantil estão os abusos físicos, sexuais e emocionais, além do baixo rendimento e evasão escolar. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), o número de trabalhadores infantis caiu de 2,1 milhões para 1,8 milhão, entre 2016 e 2019. A pesquisa ainda revela que a maior concentração, dentro desses dados, é de meninos (66,4%) negros (66,1%).
Quarta-feira, 09 de junho
MANHÃ – Ciranda da Proteção “Infância é para sonhar”.
Local: SEMAS, CRAS do município e Unidade descentralizada do Cadastro Único.
TARDE – Diário de Proteção: ensinando crianças e adolescentes a se protegerem do trabalho infantil. A atividade será realizada com as crianças da comunidade, utilizando recursos como desenho, pintura, construção de poesia, cordel, dentre outros.
Local: Conselho Tutelar I e II
Quinta-feira, 10 de junho
MANHÃ: Oficina online “Proteção ao Trabalho do Adolescente” – Lei da Aprendizagem e Art. 65 (ECA) – 9h
Local: Google Meet
Público-alvo: Professoras e Professores da Rede Municipal e Estadual (CETEP e Colégio Modelo) do Fundamental II, Presidente da Associação dos Feirantes, Presidente da Associação dos Supermecadistas, CDL Alagoinhas, Associações de Reciclagem, UARA, UAMA
TARDE, às 14h – Diário de Prevenção: sensibilizando pais e/ou responsáveis sobre a importância da infância sem trabalho infantil
Local: CREAS
Sexta-feira, 11 de junho
MANHÃ, às 9h: Audiência Pública – Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Objetivo: Discussão a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Constituição do Fórum de discussão da temática e Construção do diagnóstico situacional municipal.
Modalidade: Presencial e transmissão virtual através do Youtube, com participação da população.
Local: Câmara de Vereadores
Sábado, 12 de junho
MANHÃ – Caravana “Protetores da Infância: movimentando uma Alagoinhas sem trabalho infantil”
A ação ocorrerá através da entrega de informativos sobre a campanha, sensibilização dos permissionários e pessoas que circulam pela Central. Em seguida, o grupo se deslocará para a Praça da Bandeira, onde será realizada a BLITZ Educativa “ Ser criança é ter infância: todos juntos contra o Trabalho Infantil”
Local: Central de Abastecimento e Praça da Bandeira
Fonte: SECOM/Alagoinhas