O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve ser expulso do partido Democratas (DEM) na próxima segunda-feira (14). A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, nesta sexta-feira (11).
Maia faz parte da legenda desde 2007, quando ela foi fundada para suceder o antigo PFL, partido do qual ele também fazia parte.
Está marcada, para o dia 14, uma reunião da Executiva Nacional do partido. Na ocasião, a deputada Professora Dorinha (DEM-TO) vai apresentar o relatório do processo interno ao qual Maia responde. De acordo com Lauro Jardim, o relatório conclui pela expulsão do ex-presidente da Câmara.
As relações entre Maia e o presidente da sigla, ACM Neto, estão estremecidas desde que o DEM abandonou a candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro, favorecendo Arthur Lira, que consequentemente se elegeu para o comando da Casa.
O confronto entre os dois políticos se intensificou em maio, quando Maia chamou ACM Neto de “oportunista” e “malandro baiano”, ao rebater críticas a João Doria. Recentemente, Maia também chamou ACM de “Torquemada” baiano, em referência ao nome de um inquisidor espanhol da Idade Média.
Fonte: PortalBrNotícias