A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), de Salvador, através da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), abrirá, a partir da próxima segunda-feira (21), vagas limitadas para o curso de Formação Básica em Libras. As aulas ocorreram na modalidade on-line. De acordo com a pasta, o objetivo principal capacitar servidores municipais e cidadãos para promover ainda mais a inclusão social de pessoas surdas, possibilitando o acesso delas aos serviços públicos.
Através de aulas gravadas, os servidores da prefeitura e os familiares de pessoas surdas receberão o conteúdo semanalmente nos encontros remotos e, ao vivo, poderão colocar em prática o que aprenderam no ambiente virtual. Para os servidores municipais (efetivos, comissionados ou terceirizados), as aulas serão de 5/7 a 30/11, duas vezes por semana, com carga horária de 100 horas. As inscrições podem ser feitas aqui.
Para os pais, mães e familiares de pessoas surdas e demais interessados, as aulas serão de 7/7 a 29/10, uma vez por semana, com carga horária total de 80 horas. Inscrições aqui.
“Como toda língua, o aprendizado vem com a prática. Logo, se a pessoa colocar em prática as atividades e acompanhar todos os encontros, será o suficiente para ela conseguir se desenvolver”, ressalta a coordenadora de gestão de projetos UPCD da Central de Libras de Salvador, Luana Rodrigues. Ela ainda complementa que há expectativa de avanço para a realização do Curso de Formação em Libras com nível intermediário, que terá como pré-requisito a conclusão no nível básico.
Fonte: BN