O município começou como um povoado e criou tamanho e importância
Nesta sexta-feira (02),Alagoinhas completou 168 anos de emancipação política e para comemorar o aniversário da cidade o dia foi marcado com grandes comemorações.
Veja abaixo:
Atos simbólicos e entrega de viaturas para a Guarda Municipal marcam aniversário de 168 anos de Alagoinhas
168 anos de história, lutas e grandes conquistas. Alagoinhas faz aniversário de emancipação nesta sexta-feira (2), mesma data em que se deu a posse da primeira Câmara Municipal. Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, as celebrações foram feitas de forma diferente. Não houve festas, nem a tradicional corrida rústica, mas a manhã foi marcada por atos simbólicos para comemorar o aniversário e pela entrega de equipamentos.
Nas presenças de secretários, vereadores, do deputado federal Otto Filho, deputado estadual Alex da Piatã, dos prefeitos de Crisópolis Leandro Dantas, de Aramari, Fidel Dantas, e representantes das forças de segurança da cidade, o primeiro momento foi dedicado a um rápido ato solene no Paço Municipal, com hasteamento de bandeiras e pronunciamentos do presidente da Câmara, Cleto da Banana e do prefeito Joaquim Neto.
As cerimônias em alusão ao aniversário da cidade seguiram com a inauguração da Fonte Luminosa 2 de julho, em homenagem a agua de alagoinhas, reconhecida como uma das melhores do mundo, e do descerramento da placa de identificação histórica do prédio da Prefeitura.
Em seguida houve a entrega de cinco viaturas 0km para a Guarda Municipal. Mais um compromisso cumprido pela gestão, os veículos vão atender às demandas da Patrulha Maria da Penha, da segurança do patrimônio do município, a proteção do meio ambiente e o trabalho operacional.
A manhã foi marcada, ainda, pelo lançamento do livro sobre a história de Alagoinhas “ O cosmopolita”, de autoria do escritor e advogado Silvio Pereira e em seguida, a comitiva com as lideranças políticas e secretariado conduzida pelo prefeito Joaquim Neto se dirigiu à Praça Rui Barbosa, onde foi hasteada a bandeira do Alagoinhas Atlético Clube, time da cidade, e que venceu o campeonato baiano de 2021.
Semana de inaugurações
Para as celebrações de aniversário da cidade, durante toda a semana, a população de Alagoinhas foi presenteada com a entrega de reinaugurações e novos equipamentos públicos que ampliam e melhoram o atendimento na área da educação. Entre segunda (28) e quinta-feira (1º), a Prefeitura realizou a entrega das requalificações das escolas municipais Amando Alves, Miguel Santos Fontes, Professor Maurílio José do Espírito Santo, e inaugurou a creche da Alagoinhas IV, o Centro Esportivo José Eduardo Oliveira, no bairro Santa Terezinha, e o Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão.
Fotos: Roberto Fonseca/SECOM
Prefeitura de Alagoinhas inaugura a macrodrenagem da lagoa da Cavada
Os 168 anos de emancipação política de Alagoinhas foram comemorados neste dia 2 de julho com a entrega da obra de macrodrenagem da lagoa da Cavada, última etapa da programação de inaugurações organizada pela administração municipal, que concluiu em grande estilo o primeiro semestre do segundo governo do prefeito Joaquim Neto.
Moradora do conjunto Manoel Andrade (Inocoop I) há 30 anos, a professora Ieda Fátima (foto) disse que hoje o pesadelo acabou e estamos aqui para celebrar esta vitória e reconhecer o empenho do prefeito. “Neste momento a palavra é gratidão”, afirmou.
Os vereadores Paulo Codoro, Anselmo (Bal) Cerqueira, Raimundo Alves dos Santos (Gode), José Cleto, presidente do legislativo alagoinhense, e Márcio da Cavada ressaltaram em suas falas os grandes desafios superados para se concluir uma obra com a complexidade da macrodrenagem da lagoa da Cavada.
“Fico feliz em ver uma obra deste porte, desta magnitude, com infraestrutura, área de escoamento e, mais importante, sem nenhum acidente”, afirmou o engenheiro de petróleo Mário Andrade, neto do ferroviário, músico e escritor Manoel Andrade, cujo nome, ainda em vida, denominou o conjunto Inocoop I.
A engenheira Maria das Graças de Castro Reis, secretária municipal de Infraestrutura, salientou que a obra de macrodrenagem exigiu alta tecnologia, mas a execução do túnel foi realizada de forma artesanal, com os trabalhadores da Ebisa escavando manualmente, a nove metros de profundidade, em espaço confinado, utilizando carro de mão e avançando diariamente entre um metro meio e dois metros. “À medida que iam escavando ajustavam para a colocação do armco”, afirmou.
“A palavra é de gratidão por estarmos vivenciando este momento”, registrou a secretária, agradecendo aos profissionais de sua pasta que tornaram possível a conclusão da obra.
Vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres citou a complexidade da obra e o sofrimento dos moradores. “Graças a Deus a obra está entregue e o prefeito determinou que a região da Inocoop seja a primeira a contar com a iluminação com lâmpadas de led”, enfatizou.
O deputado estadual Alex da Piatã disse que ninguém faz nada sozinho. “Nada disso estaria acontecendo se nós não tivéssemos um grande time. Aqui em Alagoinhas, temos um grande time de secretários e de vereadores, a quem quero agradecer de coração”, pontuou o parlamentar.
O deputado federal Otto Filho assegurou que continuará trabalhando para garantir recursos para Alagoinhas. “Já coloquei neste ano R$2 milhões e me comprometo no ano que vem aumentar ainda mais as emendas”, salientou.
Com alegria estampada no rosto, o prefeito Joaquim Neto disse que ao garantir que faria a obra de macrodrenagem alguns avaliaram que era mais uma promessa de político em campanha. Ele falou sobre sua antiga relação com a Inocoop I. “Morei aqui, na rua A, no tempo em que estudava”, informou.
Segundo o prefeito, foram mais de dois anos com a rua B interditada para a construção do túnel em armco. “Por isso, fiz questão de caminhar aqui hoje”.
O prefeito entregou um quadro ao neto de Manoel Andrade, Mário Andrade, com homenagem ao ferroviário que nominou o conjunto.
“Nunca mais, se Deus quiser, vai alagar aqui”, finalizou o chefe do Executivo.
Foram investidos mais de R$12 milhões na obra de macrodrenagem da lagoa da Cavada.
No aniversário da cidade, Atlético recebe homenagem pelo título de Campeão Baiano 2021
O aniversário de 168 anos de Alagoinhas também contou um evento especial para comemorar a taça de Campeão Baiano 2021 do Alagoinhas Atlético Clube. Realizada pela Secretaria de Cultura , Esporte e Turismo (SECET), a homenagem foi em forma de entrega em mãos ou para representantes, de placas de honra ao mérito para quem fez ou segue fazendo parte da brilhante história do time do coração da cidade, o nosso “Carcará”.
Com momentos de muita emoção e agradecimentos, o evento aconteceu no Estádio Carneirão, praça esportiva de Alagoinhas e espaço sagrado de futebol que serve oficialmente ao time. No dia 6 de fevereiro de 2019, cerca de 10 mil torcedores estiveram presentes no duelo Atlético x Bahia, segundo jogo do Carcará em casa no Baianão 2019. Era a reinauguração do estádio, e neste dia, os jogadores e torcida foram presenteados pela gestão Joaquim Neto com um novo equipamento muito mais bonito, confortável e com todas as medidas de segurança adequadas às exigências da Federação Baiana de Futebol: Pintura de toda a parte interna – que levou as cores da bandeira da cidade, o vermelho, preto e branco – , espaço especial para cadeirantes, novo gramado, área de aquecimento para os times, pista de atletismo, iluminação especial, novo placar, ampliação dos bancos de reserva, reforma das arquibancadas, alambrados, escadas e câmeras de videomonitoramento.
Receberam as homenagens o presidente do clube, Albino Leite, o ex- presidente, Raimundo Queiroz, a secretária da SECET, Iraci Gama, o médico do time e prefeito Joaquim Neto, o capitão do tim, Edson, o goleiro destaque do campeonato, Fábio Lima, o artilheiro do time, Ronan, o treinador de goleiro, Cleidnaldo, o massagista do Atlético, Jacó, as torcidas Jovem Coral e Nação Carcará, os narradores esportivos e radialistas Ailton Borges e Alberto ( Ouro Negro), as emissoras de TV Subaé e TVE, Raimundo patrocinadores do time e ex jogadores Dendê, Merica, Bigu, Jorge Natal, Silva Paraíba. Antonio de Figueredo Carneiro, morador ilustre da cidade, com cujo nome foi batizado o estádio, recebeu homenagem póstuma, e teve como representante o seu filho, conhecido como “Carneirinho”.
O prefeito Joaquim Neto destacou a luta e dedicação da diretoria e dos atletas em busca dos resultados conquistados. “Todos vocês nos orgulham. São marcas e resultados importantes que mostram que estamos no caminho certo”, declarou.
” O atlético é hoje um dos clubes mais vistos do mundo e a maior torcida do interior da Bahia, e não é o presidente que está falando, é a imprensa esportiva do país e esse título é da história de Alagoinhas. Quero agradecer mais uma vez ao prefeito Joaquim Neto, que além de ser prefeito, tem sido o médico voluntário do time há 20 anos. É importante ter um gestor que também ame o time junto com diretoria e os torcedores porque isso dá estrutura, o peso é maior, e agora o próximo passo será construir a nossa casa”, disse o presidente do Atlético, Albino Leite.
“Fizemos essa homenagem com o coração, com o sentimento, com a emoção de ver o Atlético tendo seu nome em destaque no futebol nacional “, enalteceu a secretária da SECET, Iraci Gama, que também reforçou o compromisso de continuar valorizando o esporte na cidade em todas as suas modalidades.
Fundado há 51 anos, entre os títulos do Atlético estão o de Vice-Campeão Baiano de 1973, Campeão Baiano da Série B em 2018, Vice- Campeão Baiano 2020, e campeão baiano série A de 2019 e 2020.
Para eternizar a conquista do título, ao final do evento foi inaugurada uma placa em homenagem ao time.
Fotos: Roberto Fonseca/SECOM
Fonte: SECOM/Alagoinhas