O último mutirão de vacina contra a Covid-19, em Alagoinhas, aconteceu no Estádio Carneirão, dia 16/07, e alcançou 2.986 pessoas com 39 anos ou mais, que foram vacinadas com a primeira dose. Rudvan Santos, morador da rua do Catu, reconheceu as melhorias que a SESAU promoveu na organização desse plantão de vacina.
“Eu estava ansioso para chegar logo a minha vez de tomar essa vacina. Eu acho que a Prefeitura deveria vacinar sempre aqui no estádio porque tem mais comodidade, é um lugar aberto. Foi muito mais rápido hoje, acomodou todo mundo nas arquibancadas”, contou Rudvan.
De acordo com Cláudia Graça, responsável técnica da Sala de Situação Covid-19, na Secretaria Municipal de Saúde, os dados do primeiro semestre demonstram uma diminuição expressiva de ocorrência, a partir de fevereiro de 2021, coincidindo com o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, priorizando a faixa etária de pessoas acima dos 60 anos.
“O avanço na vacinação e a permanência dos protocolos sanitários definidos mundialmente para combater o Sars-Cov-2 são o caminho que temos para proteger nossa população e, em um futuro próximo, retomar nossa vida social”, destaca Laína Passos, secretária de saúde.
Primeira Dose na Zona Rural
Domingo (18) foi dia de vacinar, com a primeira dose, pessoas acima de 40 anos, na Zona Rural de Alagoinhas, nas comunidades Riacho da Guia, Narandiba, Estevão, Boa União, Limoeiro, Tombador 1 e 2. Foram contempladas também comunidades quilombolas do Catuzinho, Oiteiro e Cangula, para pessoas com 18 anos ou mais, com primeira e segunda dose, que também foi disponibilizada no Riacho da Guia.
Vacinômetro
O município está com 58.954 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 e 24.248 com a segunda. Considerando o público-alvo da vacinação pessoas com 18 anos ou mais, 51% da população de Alagoinhas iniciou o ciclo vacinal contra o novo coronavírus.
Fonte: Secretaria de Saúde de Alagoinhas