As visitas sociais nas unidades prisionais da Bahia, suspensas desde o dia 6 de julho, poderão ser retomadas a partir do dia 2 de agosto A decisão foi tomada na quinta-feira (22/7) durante uma reunião da Secreiaria da Administração Penitenciária (SEAP) com a Defensoria Pública. A interrupção chegou a ser criticada pelos familiares dos detentos.
A decisão da retomada de visitas foi tomada também com base nas análises dos boletins emitidos pela Secretaria de Saúde (Sesab) e também levando-se em consideração o cenário regional de cada unidade prisional.
As visitas devem ser retomadas de forma escalonada, sendo permitida a entrada de um visitante, com idade entre 18 e 59 anos, por pessoa privada de liberdade, entre 8h e 12h, conforme o plano de contingência. O visitante deverá ser avaliado clinicamente, com medição de temperatura e checagem de sintomas gripais.
Após a semana de visitação, prevista para ocorrer entre 2 e 6 de agosto, o sistema penitenciário será monitorado ao longo de 15 dias e, caso não sejam reportados casos de disseminação do vírus neste período, será agendada uma nova semana de visitação, que deverá ocorrer entre os dias 23 e 27 de agosto.
“Algumas unidades já estão com 100% de vacinação dos internos e a maior unidade penitenciária em regime fechado do Estado, a Penitenciária Lemos Brito, está com 75% de seus módulos vacinados. Com esse avanço, na reunião com a Defensoria, a Seap assegurou que vai dar início à 4ª fase do Plano de Retomada das Visitas do Sistema Penitenciário e não renovar a portaria que suspendeu a visitação, publicada em 02/07/2021 e com vencimento até 02/08”, explicou a a defensora Fabíola Margherita Pacheco.
Fonte: AratuOn