Representantes do NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Salvador/BA), estão realizando uma capacitação gratuita para agentes comunitários e profissionais de enfermagem da rede de Atenção Básica de Alagoinhas, sobre a importância do diagnóstico precoce no combate aos cânceres de mama e de pulmão na Bahia.
A iniciativa vai contemplar em torno de 150 trabalhadores da saúde; começou na manhã desta quarta-feira (28) e continuará nesta quinta (29), no auditório da Faculdade Estácio de Medicina.
“No Sistema Único de Saúde, a equipe da Atenção Básica pode ser o primeiro contato do paciente que suspeita de um câncer de mama ou pulmão. Essa capacitação é muito importante, principalmente, porque traz atualizações e dá melhores condições para agentes e profissionais de enfermagem conduzirem da melhor forma a entrada desse paciente à rede SUS do município”, explica Mônica Moraes, enfermeira e apoiadora institucional da Secretaria Municipal de Saúde.
Kátia Baldini, capacitadora e representante do NASPEC, destacou a importância do diagnóstico da doença em fase inicial para que o paciente tenha mais chances de cura.
Fonte: Secretaria de Saúde de Alagoinhas