Novos horizontes para o turismo em Alagoinhas foi a pauta de reunião realizada pela gestão municipal, neste sábado (31), no espaço Colaborar, com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Maurício Bacelar. No encontro, o prefeito Joaquim Neto e a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, professora Iracy Gama, dialogaram com a equipe do governo do Estado no sentido de tornar o município um pólo turístico, atraindo público, negócios, emprego e renda.
Um dos carros-chefes do projeto é explorar o potencial cervejeiro de Alagoinhas, característica que tem chamado a atenção do ramo publicitário, como declarou Carolina Ferreira, diretora executiva do grupo de Comunicação M21, parte da comitiva. “A reunião foi bastante promissora. A gente quer fazer uma construção de marca e nos apropriarmos, de fato, de Alagoinhas como um pólo cervejeiro para gerar empregos, turismo e negócios na região”.
“Vamos criar um círculo virtuoso para atrair todos os segmentos da cervejaria mundial, fazendo com que Alagoinhas se torne referência brasileira na produção de cerveja”, enfatizou o Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. O Superintendente de Serviços Turísticos do Estado da Bahia, João Henrique Paolilo, complementou dizendo que “temos todos os potenciais, agora é trabalhar de forma profissional para que saia do campo das ideias e entre, de fato, em execução”.
Ainda participaram do encontro, o ex-deputado estadual, Filadelfo Neto; o advogado e presidente do Sindicato dos Comerciários de Alagoinhas e região, Adrião Barbosa; o integrante da Diretoria de Regulação e Certificado de Serviços Turísticos, Divaldo Borges; e a equipe técnica da SECET.
“Embora a temperatura ambiente esteja baixa, a temperatura entre as pessoas está com altos graus de sociabilidade e entusiasmo porque estamos pensando no desenvolvimento da cidade, na criação de renda, na melhoria de vida da nossa comunidade, sempre dentro desse espírito empreendedor do nosso prefeito Joaquim Neto”, disse a secretária e professora Iracy Gama. “Estamos recebendo essa comitiva vinda de Salvador, especialmente, para conhecer os locais mais apropriados para a gente trabalhar nesse clima de desenvolvimento, principalmente, pensando nas possibilidades do incremento do turismo, através da festa da cerveja de Alagoinhas”, reiterou.
Depois do diálogo na Biblioteca Pública Municipal Maria Feijó, foi feito um tour pela cidade, iniciando pela Praça Rui Barbosa, onde foi visitado o memorial homônimo, Praça do Coreto (JJ Seabra), igreja inacabada, Estádio Antônio Carneiro, Parque Industrial, passando pelas cervejarias e fábricas de refrigerante, Parque de Exposições e Estação Ferroviária São Francisco.
Segundo o gestor municipal Joaquim Neto, “queremos fazer algo que dinamize, potencialize e agregue valor ao nosso maior produto. Alagoinhas é a cidade que mais produz cerveja para todo o Nordeste, inclusive para o Brasil como um todo. Estamos, agora, verificando os pontos turísticos do município, observando o que a gente pode agregar de valor a esse produto, que nossa terra maravilhosa produz”.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte: SECOM/Alagoinhas