Material necessário para aplicação ficou retido em protesto de caminhoneiros
Apesar de ter recebido novo lote com 81.900 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech nesta quinta-feira (9), a Bahia não poderá distribuir a carga já que não possui diluente necessário para que a aplicação das doses seja feita. As informações são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Por causa disso, esta carga de imunizantes ficará retida, até que possa ser utilizada.
Segundo informações do Ministério da Saúde 824,9 mil frascos de diluentes serão entregues nos próximos dias, mas não informou a data. Em nota, a pasta federal garantiu que o quantitativo é suficiente para aplicação das doses da Pfizer enviadas à Bahia.
De acordo com a Sesab, a VTCLog, empresa de logística contratada pelo Ministério da Saúde, informou que o caminhão para a entrega de diluentes está retido no estado de São Paulo, em virtude das manifestações dos caminhoneiros. Ainda de acordo com a Sesab, não há previsão para regularizar a situação. A Sesab informou, ainda, que uma possível suspensão de aplicação das doses da Pfizer depende do estoque dos municípios baianos e da velocidade de imunização de cada localidade. A pasta não detalhou como está o estoque em cada cidade.
Fonte: Metro1