A Secretaria de Saúde de Alagoinhas, através da sua Central de Marcação, identificou que existe um grande contingente de pacientes que são agendados para consultas e exames, mas que não comparecem na data e horário marcados.
Cada vez que isso acontece, a vaga é cancelada e não há tempo hábil para ser transferida a outro paciente da fila de espera. De acordo com Dalmácia Batista, diretora da Central de Marcação da SESAU, os pacientes devem chegar sempre com 30 minutos de antecedência e observar todas as orientações que estão detalhadas na autorização de consultas e procedimentos que o paciente recebe quando o agendamento é confirmado.
“Muitas vagas são perdidas porque as pessoas não seguem as orientações do que precisa ser feito na véspera do exame, por exemplo. Muita gente chega atrasada também. Já teve paciente que agendou uma consulta pela manhã e chegou no turno da tarde, exigindo atendimento”, explica Dalmácia.
Caso o paciente não possa comparecer, é importante que retorne para a Central de Marcação com 24h de antecedência. Dessa forma, a vaga não será cancelada e outro paciente poderá ser beneficiado.
Como agendar uma consulta ou exame?
Assim que as vagas são liberadas, a Central de Marcação realiza os agendamentos na modalidade presencial, das 7h às 13h.
Está suspenso o agendamento pelo WhatsApp, em razão do crescimento atual no número de pessoas que procuram a sede da Secretaria Municipal de Saúde para marcar uma consulta ou exame.
A sede da SESAU fica localizada na rua Pedro C Bastos, n° 47, Centro. Mesma rua das Lojas Americanas de Alagoinhas.
Fonte: Secretaria de Saúde de Alagoinhas