O Conjunto Linha Verde amanheceu em festa, nesta terça-feira (28), com a cerimônia de lançamento do Plano de Trabalho Social (PTS) do programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida). Ao longo dos próximos 12 meses, 20 ações de natureza sócio-educativas e voltadas para o empreendedorismo serão executadas no residencial, beneficiando mais de 2 mil pessoas.
Componente obrigatório do programa habitacional, o trabalho social fortalece a sustentabilidade e a emancipação da população beneficiária. Durante o período de execução do projeto, em uma parceria da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) com a empresa Limiarh, serão ofertados cursos de capacitação para jovens e adultos, oficinas, palestras, Cinema na Praça, dentre outras formas de promoção de cidadania e inclusão social.
Compuseram a mesa solene, a pimeira-dama e secretária Ludmilla Fiscina (representando o prefeito Joaquim Neto), o subsecretário da SEMAS Ruydinaldo Costa, o vereador José Cleto, a coordenadora do PTS – SEMAS Emanuelle Lopes, a coordenadora de Habitação da SEMAS Ana Carla Ribeiro, a representante da Limiarh Alcina Menezes, a presidente da Associação de Moradores Liliane Santana, e a representante dos moradores Kelly Barbosa. Secretários, vereadores, a Guarda Civil Municipal e a SMTT também estiveram presentes ao evento.
Após saudações e agradecimentos, a secretária Ludmilla frisou a importância do alinhamento de todos os envolvidos para o sucesso da ação. “Esse plano de trabalho é para que a gente possa fortalecer o nosso social. Conseguimos resgatar o que estava adormecido e estamos vindo com muita força para que possamos oferecer possibilidades para que vocês tenham emprego e renda”. Ela também anunciou a ação que ocorrerá no dia 06 de outubro, em homenagem ao Dia das Crianças, e reforçou a necessidade do fortalecimento de vínculos com a comunidade . “A união da comunidade com o setor público nos faz mais fortes e nos ajuda a caminhar melhor!”.
O vereador José Cleto declarou que a Câmara estará sempre à disposição da população e lembrou a celeridade dada no momento de transição para o programa Casa Verde e Amarela. Ele também destacou a atuação exemplar da SEMAS no momento mais crítico pelo qual passa o país. “Muitas pessoas foram afetadas pela pandemia e o social é muito importante para resgatar essas famílias, para que possam dar continuidade às suas vidas, com cidadania e dignidade”.
“Esse será um projeto muito importante pra gente, por isso faço um apelo para que todos participem ! Tenho certeza de que vocês vão gostar e vai melhorar nossas possibilidades de emprego e renda. Esses cursos são pra gente, vamos aproveitar!”, declarou Liliane Santana, mais conhecida como Ane. Ela também agradeceu aos moradores do Linha Verde “pelo voto de confiança dado para liderar a comunidade”.
Kelly Barbosa, outra representante dos moradores, também incentivou a participação do maior número de pessoas possível nos cursos e oficinas, reconhecendo a oportunidade ímpar do PTS. “ Venho pedir, enquanto moradora, para que vocês compareçam em massa e inscrevam seus filhos. Vamos dar valor a esse projeto, pois não é todo dia que a gente consegue uma oportunidade dessas. Vamos ter compromisso e honrá-la, pois, lá na frente, a gente vai colher os frutos”.
Em Outubro, será dada a largada das atividades. Estão previstas oficinas de empreendedorismo e gourmet, curso de eletricista, gincana social, planejamento do orçamento familiar, curso técnico em MDF, curso de atendente de farmácia, dentre outros. No momento oportuno, o calendário completo será divulgado.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte: SECOM/Alagoinhas