Com o objetivo de aproximar as empresas que necessitem de mão de obra das pessoas que pretendem compor o mercado de trabalho, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, lançará, ainda neste mês de outubro, o serviço de intermediação de mão de obra.
“É um sistema 100% online, onde as empresas podem cadastrar as suas vagas de trabalho e ter acesso aos currículos daqueles que pleitearem a vaga. Além disso, o sistema abre espaço para que os microempreendedores da cidade possam divulgar os seus serviços, servindo também como um caderno de classificados virtual”, explicou o secretário Bruno Fagundes.
A plataforma do sistema, que se encontra em fase final de construção, permite o armazenamento de currículos, possibilitando o acesso às empresas interessadas para possíveis contratações. Todo o processo será feito de forma online, sem interferência de terceiros e funcionará da seguinte forma:
Em primeiro lugar, o candidato deverá consultar as vagas disponíveis no sistema e fazer um cadastro para aquela escolhida. Em seguida, a empresa que cadastrou a vaga terá acesso às informações disponibilizadas e poderá escolher o perfil que melhor se adeque aos requisitos para a contratação.
Quem encontrar dificuldade para acessar o sistema poderá fazer o cadastro presencial na SEDEA. Conforme esclareceu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, “a partir do momento que contratações forem feitas pelo sistema, uma série de informações serão convertidas em relatórios que poderão indicar o perfil do mercado de trabalho do município, a exemplo do número de contratações por idade, escolaridade, setor e etc, possibilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas no que diz respeito à capacitação profissional e atração de investimentos”.
Dados sobre geração de empregos no município de Alagoinhas
De janeiro a maio de 2021 houve um estoque de 26.790 empregos de carteira assinada no município. Foram gerados 4.709 empregos e 3.848 demissões, com um saldo positivo de 861 empregos formais, mesmo em período de pandemia. O setor de comércio e serviços continua sendo o maior empregador do município, respondendo por mais de 56% das vagas de emprego criadas no período. Em relação ao mesmo período do ano de 2020, houve um crescimento de 32% no numero de empregos formais gerados no ano 2021.
Sobre a abertura de MEI’s no município
Até julho de 2021 foram abertos 7.087 MEI’s, enquanto que em 2020 foram 5.890, o que demonstra um crescimento de 20,32%.
Sobre a abertura de empresas no município
Até julho de 2021 foram abertas 511 novas empresas, enquanto que em 2020 foram abertas 241, revelando um crescimento de 112,03% em relação a 2020.
Ações do governo municipal de incentivo ao desenvolvimento
Linha de crédito junto ao CREDBAHIA – Sistema Web de recrutamento e seleção de pessoas (simm) – lançamento em outubro.
Elaboração do PAI (Plano de Atração de investimentos) – fase de contratação.
Volume de empréstimos concedidos pelo CREDBAHIA de janeiro a julho
Em 2020 foram R$ 135.390,00 de microcréditos gerados no município;
Em 2021 já são R$ 186.164,00 de microcréditos gerados, um crescimento de 37,5%;
Os dados demonstram um crescimento acentuado na geração de empregos formais, na atividade autônoma, bem como na movimentação financeira no município no corrente ano, refletindo, portanto, um aquecimento na economia local. (Fonte: CAGED/SEFAZ)