O Programa Bolsa Família alcançou a maioridade. Em comemoração aos 18 anos do programa, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realizou a Ciranda da Cidadania, com disseminação de informações e sorteio de brindes. A atividade aconteceu na sede da SEMAS, na Unidade Descentralizada do Cadastro Único e nos CRAS de Nova Brasília, Praça do CEU, Boa União e Riacho da Guia.
A cobertura do programa, em Alagoinhas, é de 143% em relação a estimativa de famílias em vulnerabilidade. Atualmente , 20.081 pessoas recebem o Bolsa Família, beneficiando mais de 50.233 pessoas de forma direta, sendo que 86,1% dos responsáveis familiares são do sexo feminino.
“Todas as diretrizes do auxílio são oriundas do Governo Federal, no entanto, cabe à gestão municipal a manutenção da atualização cadastral, para evitar que as famílias tenham o pagamento interrompido”, explicou a coordenadora do CadÚnico Indiara Bittencourt. “O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os benefícios sociais, por isso, para que se possa receber o Bolsa Família, o primeiro passo é fazer o cadastramento. No entanto, quem irá identificar a aprovar o perfil da pessoa é o Governo Federal”.
Só no mês de setembro, R$ 1.155.217,00 foram distribuídos entre os beneficiários. O valor recebido por cada pessoa varia de acordo com perfil de renda , tamanho e composição familiar. “O Bolsa Família tirou muita gente da miséria”, disse Indiara “e ficamos muito felizes quando algumas famílias se desligam por conta própria do programa, por já terem alcançado a autonomia financeira”.
Sustentado pelo tripé da condicionalidade, para que tenha direito à transferência direta dos valores, as crianças precisam estar com a frequência escolar em dia, as puérperas devem fazer o pré-natal e as famílias precisam estar sendo acompanhadas pela assistência social.
Geisiane Rosário de Santana tem 23 anos, 2 filhos e está grávida de 6 meses. Ela recebe o Bolsa Família há 3 anos e foi ao CadÚnico incluir a caderneta do pré-natal no cadastro. “É uma renda que a gente já sabe que tem confirmada no final do mês. Não precisamos ter aquela preocupação e sempre ajuda no gás e em outras urgências”. Geisiane também contou que se sente mais estimulada a acompanhar os estudos dos filhos e fazer todos os exames necessários.
Fotos: Roberto Fonseca
Fotos: Divulgação SEMAS