
O governo da Bahia firmou uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar a concessão de parques estaduais à iniciativa privada. A informação foi divulgada neste domingo (24/10) pela gestão estadual.
De acordo com nota enviada à imprensa, o objetivo é a “modernização e preservação ambiental”. Um dos espaços impactados pela medida deve ser o Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. A parceria foi viabilizada por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A ação faz parte de um projeto do BNDES de Concessões de Parques Naturais. O governo garante que, mesmo com a concessão, as atividades nos espaços concedidos seguirão gratuitas.
O processo de concessão ainda passará por todos os ritos que preveem no contrato firmado com o Governo do Estado, como ouvir a comunidade do entorno, informar a sociedade passo a passo de tudo o que será feito, com transparência e responsabilidade ambiental, mostrando o cuidado com as comunidades tradicionais, os moradores do entorno, turistas e os esportistas que usufruem do local.
De acordo com a gestão estadual, a concessão contemplará a modernização e revitalização de ciclovia, dos restaurantes, quadras, parques infantis e demais espaços dos parques.]
Os parques estaduais estavam fechados desde março de 2019, quando começou a pandemia da Covi-19, e foram reabertos no último dia 15 deste mês.
Fonte: Aratu On