Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Vigilância Sanitária (Visal) da Secretaria Municipal de Saúde, dará continuidade a campanha “Diga não à venda e ao abate de carnes clandestinas”. A ação de educação visa alertar a população sobre o abate e a comercialização irregulares de produtos animais.
O abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além de contaminar o meio ambiente. A carne pode ser considerada clandestina quando não é realizada a fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária e quando há sonegação fiscal.
De acordo com a secretária de Saúde, Laína Passos, a ação proposta pela Vigilância Sanitária é voltada à garantir segurança e inocuidade alimentar. “Objetivamos atingir todo o município, no que tange a conscientização da população e os comerciantes sobre o grande risco do abate clandestino e da comercialização dos produtos provenientes da clandestinidade”, explica.
A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Policia Militar e Guarda Municipal, acontecerá na Central de Abastecimento nos dias 18 e 19 de novembro.
Fonte: SECOM/Alagoinhas