Nesta sexta-feira dia 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data é promovida desde desde 1992, e serve de alerta e reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, buscando conscientizar a sociedade e lutando por igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.
E em homenagem a esta data, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), por meio do Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado – AMEEI, realizou, na manhã desta quinta-feira (02), uma ação com atividades multidisciplinares , no estacionamento da Prefeitura, com as participações do prefeito Joaquim Neto, do secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, equipe pedagógica da SEDUC, toda a equipe da instituição, representantes da Pestalozzi, da Escola Irene Andrade, interprete de libras e representantes da banda da Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Alagoinhas (APEDVA), que fizeram uma apresentação.
“Esse evento é um ato de acolhimento e reconhecimento dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência. Qualquer um pode se tornar uma pessoa com deficiência, como em casos de acidente, por exemplo, e é inadmissível que essas pessoas ainda sofram preconceito”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.
“Da parte da gestão municipal, por meio da secretaria, temos movido todos os esforços para avançarmos na Educação Inclusiva, e uma das ações foi a criação da AMEEI, onde estudantes do ensino municipal e suas famílias recebem a atenção necessária, e os educadores, a formação e os materiais para que esse trabalho seja desenvolvido da melhor forma nas salas de recursos multifuncionais da rede, além de parcerias com instituições que atendem esse público ”, enfatizou o secretário Gustavo Carmo.
A diretora da AMEEI, Emília Libório, destacou a importância da data para trazer reflexões de como oferecer o melhor cuidado. “O nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham o melhor atendimento e que os profissionais estejam preparados para atender com maior qualidade e humanidade possíveis ”, afirmou.
“ Abraços e nossa gratidão pela oportunidade de estramos aqui hoje, mostrando o nosso trabalho. E a sigla APEDVA, esse ” PE” tem para mim muita força, porque antes da deficiência tem uma pessoa, são pessoas com deficiência. Antes de você ver a deficiência , deve ver o ser o humano, com sentimentos , potencialidades e capaciadade de ir ao mesmo lugar que os outros vão”, ressaltou o vice-presidente da APEDVA, Antònio Marcos.
Fotos: Roberto Fonseca – SECOM
Fonte: SECOM/Alagoinhas