Reforçando o compromisso de levar serviços e garantir que a cidadania alcance àqueles que mais precisam, a prefeitura realizou mais de 800 atendimentos, em mais uma edição do Ouvidoria nos Bairros, ocorrida neste domingo (12), no conjunto residencial Urupiara.
Programa de sucesso na cidade e desenvolvido pelo governo Joaquim Neto desde 2017, na ação no Urupiara, o Ouvidoria nos Bairros chega à sua 22ª edição, contabilizando mais de 23. 500 atendimentos na sede e na zona rural.
“É a população mais perto da gestão municipal. A oferta dessa diversidade de serviços e essa marca significativa de atendimentos expressam a importância que a prefeitura vêm dando às comunidades, especialmente àquelas mais distantes, bem como a credibilidade e reconhecimento desse trabalho por parte da população.Nossos agradecimentos ao empenho de todas as secretarias e aos nossos parceiros”, salientou o ouvidor municipal, David Ribeiro.
Com apoio da associação de moradores do conjunto e um trabalho integrado entre as secretarias e parceiros da iniciativa privada, das 7h às 13h, foram disponibilizados atendimentos médico, psicológico, odontológico , oftalmológico, aplicação de vacinas de rotina, atendimento jurídico, massoterapia, ventosaterapia, SAAE Itinerante, Cras Itinerante, oficina de leitura, testagem rápida de DSTs, cálculo de IMC, aferição de pressão, glicemia, educação para o trânsito momento de beleza com maquiagem e corte de cabelo.
Além dos atendimentos de saúde e de beleza, a consultoria jurídica é um dos serviços mais procurados durante as ações. Parceira da Prefeitura na Ouvidoria dos Bairros, a FATEC , por meio da equipe do seu Núcleo de Práticas Jurídicas, a instituição realiza orientações jurídicas, e as situações que são identificadas como demandas judiciais são encaminhadas para atendimento – também gratuitos – no Núcleo, que funciona às terças-feiras, das 14h às 17h.
Com os documentos solicitados na Ouvidoria, são assinadas as procurações e ajuizadas as ações. “O nosso Núcleo de Práticas Jurídicas funciona há apenas dois meses, e nesse período, já participamos de quatro Ouvidorias nos Bairros, com mais de 30 atendimentos, e destes, nós tivemos 15 assistidos, diversos processos já estão ajuizados e duas sentenças já foram homologadas”, explicam Fagner Fraga, o coordenador do Curso de Direito da Fatec e Fernanda Mattos, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Fatec. De acordo com os profissionais, no momento, os atendimentos são de ações na área de Direito Cível, como pensão, divórcio , guarda familiar, mas no próximo semestre, serão ampliados, também, para questões trabalhistas.
“O princípio da administração pública é acertar, garantir direitos , e com esse programa, conseguimos atingir a população com um leque de serviços concentrados no mesmo lugar. Isso faz avançar no atendimento de diversas demandas reprimidas e facilitar a resolução de diversas outras necessidades da população”, pontuou o prefeito Joaquim Neto, que prestigiou o evento e conversou com moradores.
Fotos: Roberto Fonseca – SECOM
Fonte: SECOM/Alagoinhas