A expectativa é que os pedidos pela Internet aumentem em 8%, totalizando 379 milhões de entregas.
Mesmo com o relaxamento das restrições impostas pela pandemia, as compras online seguem em crescimento em todo Brasil. Na Bahia, o cenário não é diferente. Cada dia mais baianos e baianas vão à internet escolher aquele produto desejado para adquirir de uma forma mais rápida. Segundo projeção realizada pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e pertencente ao T.group, para 2022, a receita do e-commerce deve atingir um faturamento recorde de R$ 174 bilhões.
“Para 2022 é esperado que haja uma expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra tendência é a melhoria na interação do físico com o digital, que irá permitir mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja”, analisou o CEO da Neotrust, Fabrício Dantas. Conforme o CEO, apesar de ser uma alta positiva, a inflação, o dólar elevado e a projeção pessimista do PIB brasileiro são fatores que podem impactar negativamente o crescimento do varejo online.
A expectativa é que os pedidos pela Internet aumentem em 8%, totalizando 379 milhões de entregas. Já o ticket médio deve se manter estável, com aumento de cerca de 1%, estimado em R$ 460 por pessoa. A categoria que mais deve crescer é a de eletrônicos, em 21%; seguida de eletroportáteis, em 19%; de alimentos e bebidas, que deve subir 18%. Os segmentos de maior faturamento devem ser: telefonia (R$ 32,4 bi), eletrodomésticos (R$ 23,7 bi) e eletrônicos (R$ 18,6 bi).
No ano passado, as categorias com mais pedidos realizados durante o ano foram moda, beleza & perfumaria e saúde. As regiões de maior destaque são o Sudeste, que concentrou 62,3% das encomendas, e o Nordeste, com 15,1% das encomendas. No balanço do ano passado mostra ainda que as mulheres possuem 58,9% do share de pedidos, frente a 41,1% dos homens. Entretanto, o ticket médio feminino é menor que o masculino: R$ 387 contra R$ 552, respectivamente.
Cuidados
Para evitar dores de cabeça com fraudes e golpes, Felipe Piris, líder da Confi, empresa que conecta pessoas a lojas confiáveis, orienta aos consumidores adotarem alguns hábitos ao procurar e-commerces. “Em qualquer compra é preciso buscar informações para identificar se a loja é confiável, se faz as entregas como promete e se protege dados pessoais dos consumidores. Procure ler comentários de quem já comprou, buscando entender se há falhas nas entregas ou em qualquer outra etapa do processo”, orientou.
Fonte: Da Redação