O Campeonato Baiano foi definido neste domingo (10) com a conquista bicampeonato do Atlético de Alagoinhas ao vencer o confronto da final contra o Jacuipense por 3 a 1. Com o encerramento da competição, ficaram definidos os classificados para as vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileiro de 2023.
No Nordestão, o Campeonato Baiano premiou o campeão Atlético de Alagoinhas com a vaga direta na fase de grupos, enquanto a segunda vai para o melhor ranqueado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que será o Bahia. Vice-campeão estadual, o Jacuipense vai disputar a pré-Copa do Nordeste.
Na Copa do Brasil, novamente o campeão e o vice, respectivamente o Carcará e o Leão Grená, conquistaram as duas primeiras vagas. Já a terceira ficou com o Bahia de Feira, que terminou em terceiro na classificação geral.
Por fim, a Série D também definiu dois dos três representantes do futebol baiano, que serão também os dois finalistas, o time de Alagoinhas e o de Riachão do Jacuípe.
Segundo o regulamento do campeonato estadual, a terceira vaga será do campeão da Copa do Governador do Estado. Caso a competição não seja realizada, como vem ocorrendo nos últimos anos, o Bahia de Feira herdará a oportunidade de disputar a quarta divisão nacional.
Fonte: BN