Estão abertas as inscrições para o IngreSSar, curso gratuito e preparatório intensivo da Prefeitura para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, serão 320 horas de aula ministradas por professores renomados e mil vagas serão oferecidas.
As inscrições seguem até às 23h59 do próximo dia 17. O candidato terá que preencher as informações, anexar os documentos solicitados e confirmar a inscrição através do site da ação (clique aqui). Os alunos classificados iniciarão as aulas no dia 1º de agosto, em entidades parceiras da iniciativa.
Poderão se cadastrar no IngreSSar jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados ou sejam egressos das seguintes situações: 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; bolsista integral em escola particular no ensino médio; ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalente ao 3° ano. É preciso ainda estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e residir em Salvador.
A atividade é oferecida através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
A proposta do projeto é auxiliar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, facilitando o acesso do público ao ensino superior. O curso preparatório também inclui revisão e dicas sobre o processo seletivo para o exame.
“O Ingressar surge a partir da vontade da Prefeitura de criar condições equânimes de acesso às universidades para jovens em situação de vulnerabilidade em Salvador. É uma iniciativa importante que visa colocar os nossos jovens em pé de igualdade para prestar o Enem e demais vestibulares”, declara a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.
Em 2018, quando o programa foi lançado, foram ofertadas 400 vagas em cursinhos preparatórios. Em 2019 a oferta de vagas dobrou, sendo disponibilizadas 800 vagas no IngreSSar. Em 2020, por força da pandemia de Covid-19, o curso preparatório não foi realizado. Já em 2021 o IngreSSar foi realizado no formato de videoaulas, em TV aberta, com aulão de revisão ao final da iniciativa.
Fonte: Aratu On