Por causa das festividades dos 200 anos da Independência do Brasil, o Banco Central (BC) lançou, nesta terça-feira (26/7), duas novas moedas comemorativas, uma em prata e outra em cuproníquel (uma liga composta de cobre e níquel).
As moedas são de dois e cinco reais e apresentam uma composição diferente das “tradicionais” que já estão em circulação. No anverso e no reverso das moedas, estão momentos históricos marcantes do processo de independência.
No anverso da moeda de prata está representada a sessão do Conselho de Estado, presidida pela princesa D. Leopoldina e com a participação de José Bonifácio, na qual foi tomada a decisão de enviar cartas a D. Pedro aconselhando-o a romper com a Coroa portuguesa.
Já na de cuproníquel é mostrado o Grito da Independência, em que D. Pedro, ao receber as cartas da princesa e do ministro José Bonifácio, proclama a Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga.
No reverso de ambas está a primeira estrofe do Hino da Independência. A diferença é que na moeda de prata está a bandeira do Brasil e na de cuproníquel há um elemento de cor, inédito, até então.
A tiragem máxima das moedas será de 20 mil moedas de prata e 40 mil de cuproníquel. Para adquirir os itens, basta acessar o site Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil a partir desta terça-feira.
Fonte: Da redação