Senado aprova regras que podem dispensar perícia médica do INSS; texto segue para sanção presidencial

Creditos da foto:Waldemir Barreto/Agência Senado

Após avaliação da Câmara Federal, o Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 1.113/2022, que muda o modelo de análise de pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira (3/8), fica dispensada a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). O texto segue para sanção presidencial.

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. A pasta definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. Esse modelo foi usado nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19.

Segundo o governo federal, o objetivo da MP é reduzir o prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que atualmente leva em média 60 dias e conta com 738 mil pedidos pendentes.

Fonte: Agência Brasil

Next Post

Fraudes em licitações no interior da Bahia são alvo de operação para cumprimento de mandados

Qui Ago 4 , 2022
Operação “Graft” identificou superfaturamento em obras e participação de agentes públicos no esquema que acontecia na cidade de Euclides da Cunha. Uma operação realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na manhã desta quinta-feira (4), tem o objetivo de cumprir dez mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em sete cidades baianas por […]

Postagens