Alagoinhas tem 111 mil eleitores, 54% de mulheres e 46% de homens

Alagoinhas é o décimo maior Colégio Eleitoral da Bahia

Praça dos Esportes, Severino Vieira, Alagoinhas, Bahia. Foto: Vanderley Soares

Com mais de 111 mil eleitores, décimo maior Colégio Eleitoral da Bahia, a cidade de Alagoinhas aumentou um pouco o número de seu eleitorado, com a maioria feminina. São 54% de mulheres e 46% de homens, com 30 eleitores com nome social aptos a votar nas eleições de 2 de outubro próximo.

As informações constam do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traz outros números importantes do perfil do eleitorado alagoinhense. A maior faixa de votantes está entre os que têm entre 40 e 44 anos, com mais de 13 mil eleitores, enquanto os que possuem idade superior a 100 anos é a menor faixa de eleitores, com apenas 43 aptos ao voto.

O eleitorado juvenil entre 16 de 17 anos, cujo voto é facultativo, possui 1.408 cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral, na Zona 163. Os eleitores com mais de 70 anos e que não têm a obrigatoriedade de votos já são 8 mil, mas muitos garantem que vão votar, pois querem contribuir com o processo eleitoral. Outros não vão por problemas de saúde e outros pela deficiência no transporte público, a dificuldade de locomoção e a falta de adaptação de acessibilidade em alguns locais de votação.

Ainda segundo os números do TSE, os solteiros são maioria nessa fatia do bolo, com 64%, enquanto os casados são 34%. Os divorciados e separados judicialmente somam 4%. Os eleitores viúvos representam 2% do eleitorado, com pouco mais de 2.700 eleitores.

Segundo as estatísticas do TSE, a maioria do eleitorado alagoinhense tem nível fundamental completo, e representa 34,92%, com mais de 39 mil eleitores, mais de um terço do total de votantes. Em segundo lugar vem o eleitorado com ensino fundamental incompleto, 20,3%, 22.700 eleitores, depois vem ensino médio incompleto, 16,12%, pouco mais de 18 mil eleitores. Ensino superior completo e ensino superior incompleto representam 12%%, com pouco mais de 14 mil eleitores.

Alagoinhas ainda possui 2,33% de eleitores analfabetos, com 2.600, além de quase 10% que apenas lê e escreve, com 10.200 eleitores, quase 10% do eleitorado.

Os dados informam também que a cidade de Alagoinhas possui 687 eleitores com alguma deficiência. A maior quantidade são os deficientes físicos, com 276 eleitores, outros –que não declararam a deficiência-, 207, deficientes visuais 131, deficiência auditiva, 90, e dificuldade para o exercício ao voto 81 eleitores.

Fonte: Gazetas dos Municípios

Next Post

Como identificar uma nota falsa?

Seg Ago 22 , 2022
Dicas do Banco Central ajudam a reconhecer cédula por marca d’água e relevo, entre outros truquezinhos. O Banco Central do Brasil tem seis dicas para ajudar a identificar se uma nota é verdadeira ou falsa. As dicas passam por elementos gráficos e físicos da célula, como uma marca d’água e um relevo em partes específicas. Esses são os principais passos […]

Postagens