Alagoinhas: Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é iniciada com Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores

Foto: Roberto Fonseca

 

Iniciando a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em parceria com a Casa Legislativa, realizou uma Audiência Pública, nesta segunda-feira (22), com a participação dos principais atores e entidades que defendem a causa da inclusão, no município. O autor do requerimento  foi o vereador Luciano Almeida, que destinou emenda para a realização da sessão.

A Semana é uma campanha anual que visa conscientizar a sociedade  e garantir os direitos das pessoas com deficiência. Um dos objetivos é também difundir o conhecimento sobre as condições sociais dessa população, a fim de promover transformações sociais e superações das barreiras que impedem a participação coletiva igualitária. Segundo dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24% da população declarou ter alguma dificuldade sensorial e motora ou possuir deficiência mental/intelectual, o que corresponde a cerca de 46 milhões de brasileiros.

No Foyer da Câmara de Vereadores, o público pôde apreciar a Exposição “Mostra pela Inclusão”, com trabalhos de alunos da APAE, PESTALOZZI, AMEEI e de Danilo de Souza.  Com o tema  “Superar Barreiras para Garantir Visibilidade Social” participaram do evento as secretarias de Educação (SEDUC), Saúde (SESAU), a SMTT, além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Associação de Pessoas com Deficiência de Alagoinhas e Adjacências (APCDAA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação Pestalozzi de Alagoinhas; e o Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado  em Inclusão (AMEEI/SEDUC).

A mesa de honra foi composta pelo vereador Luciano  Almeida , a  Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Leize Catiucia, o Secretário de Educação Gustavo Carmo, a Subsecretária de Assistência Social, Havana Matos,  representando  o Secretário Rui Costa Brito; a Subsecretária de Saúde Iara Medeiros, representando a  Secretária de Saúde Laína Passos;  o Superintendente da SMTT André Barros, a representante da APAE Alagoinhas Julia Maria Pereira e a  Dirigente da Pestalozzi Jane Almeida.

Foto: Roberto Fonseca

Em sua fala, o secretário da Educação Gustavo Carmo enfatizou o trabalho promovido pela AMEEI, equipamento ligado à SEDUC que oferece um olhar inclusivo às crianças e adolescentes com deficiência “promovendo uma rede de apoio adequada às demandas dos alunos e familiares da Educação Inclusiva da Rede Municipal e oferecendo aos professores e gestores escolares um ponto de referência para a condução de estudantes com necessidades especiais”.

O evento ainda contou com apresentações culturais das pessoas com deficiência –  que deixaram  o coração falar mais alto – e a palestra “A maior limitação para o mercado de trabalho é o preconceito”, subtema da Audiência, proferida pelo  Mestre e Doutor em Família na   Contemporaneidade Dr. Moacir Lira De Oliveira.

Também participaram da Audiência, o  Psicólogo Leonardo Assis Brandão, membro da APCDAA, que estava acompanhado do seu pai, Sr. Dilson; o Autodefensor da Pestalozzi Rafael dos Santos Prado; a mãe representante da Pestalozzi Geane de Carvalho; a autodefensora da APAE Patrícia Santos;  e a mãe da APAE Eliana.

Nos dias 23 e 24 de Agosto, ações relativas à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontecerão nas quatro unidades do CRAS (Praça do CEU, Nova Brasília, Boa união e Riacho da Guia). No dia 25, próxima quinta-feira, acontecerá uma caminhada de encerramento, com saída da Praça Rui Barbosa, às 8h.

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Tite diz que não aceitará nenhum convite de clubes brasileiros após a Copa

Ter Ago 23 , 2022
Tite explicou por que não ficará no Brasil Em entrevista ao ‘Flow Sport Club’, na tarde desta segunda-feira (22), Tite explicou por que não ficará no Brasil e também cravou que não irá aceitar nenhum convite de clubes brasileiros em 2023. “Não [tem chance de seguir na seleção]. É um momento de maturidade pessoal, existem ciclos. […]

Postagens