Neste domingo (21), Alagoinhas foi sede do maior e mais importante evento de karatê Interestilos da Bahia. Depois de dois anos sem competições por conta da pandemia, a cidade, que já há algum tempo se destaca nacionalmente no esporte, foi a escolhida para a retomada do circuito baiano, o que só foi possível com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo ( SECET), e recursos provenientes de emenda do vereador Anselmo Bal e empresas privadas.
Organizado pela Federação Estadual Baiana de Karatê Interestilos (FEBAKI), o evento aconteceu na quadra de Esportes do Colégio Dínamo, e contou com a participação de representantes de 22 cidades da Bahia e 258 atletas, que buscavam pontuação no ranking para disputar o Campeonato Brasileiro de Karatê, a ser realizado nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo.
Diretor regional e de eventos da FEBAKI, e professor do Centro de Treinamento Dragões, Ivan Junior salientou a relevância da cidade no cenário do Karatê. “Temos atletas que compõem a seleção brasileira de karatê interestilos, que representam a cidade em vários eventos em outros países, e sediar, mais uma vez, um evento deste porte, principalmente depois de dois anos sem competições, evidencia a importância de Alagoinhas nessa modalidade, sem falar do incremento que gera na economia da cidade, especialmente do setor de hotelaria”, frisou Ivan.
Ainda de acordo com o professor, as tratativas já estão avançadas para que o evento seja feito novamente em Alagoinhas. “Em 2023, será ainda maior. Pela primeira vez na história da Bahia, estaremos organizando um campeonato unificado, no qual participarão as três federações, a de karatê geral, a de contato e a de tradicional”, informou.
O prefeito Joaquim Neto, que prestigiou as competições neste domingo, ressaltou o trabalho sério das equipes da cidade e a valorização ao esporte, em todas as modalidades, por parte da gestão municipal.
Confira a classificação de clubes:
Campeão: Equipe Dragões – ALAGOINHAS – 38 medalhas de ouro
Vice – campeão – Teixeira de Freitas – 25 medalhas de ouro
Terceiro lugar – Eunápolis – 19 medalhas de ouro
Quarto lugar – Madre de Deus – 19 medalhas de ouro
Fonte: SECOM Alagoinhas