Conteúdo falso alegava que o Ipec funcionava no mesmo endereço do Instituto Lula
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou neste domingo, 4, a remoção de vídeos que alegam, baseados em fake news, que o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria, o Ipec, funcionaria no mesmo endereço do Instituto Lula.
O conteúdo falso passou a circular no último dia 31, quando o youtuber Gustavo Gayer, publicou uma nova gravação para se retratar, admitindo a confusão com os dois nomes.
Segundo a Coligação Brasil da Esperança, que reúne partidos que apoiam a candidatura de Lula, a gravação tenta “descredibilizar o resultado das pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ipec e dar a entender que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva seria beneficiado, de maneira ilegal, pelas pesquisas eleitorais”.
O ex-presidente Lula está em primeiro lugar nas principais pesquisas de intenção de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).
Na decisão, o ministro e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, disse que a informação é “sabidamente falsa” e, por isso, a remoção do conteúdo pode ser determinada pela Justiça Eleitoral.
Fonte: Da Redação