Com a divulgação do calendário do futebol brasileiro da temporada de 2023 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Campeonato Baiano será disputado a partir do dia 15 de janeiro e o encerramento deverá ser em 9 de abril. A edição de 2023 do estadual seguirá com 10 clubes, destaque para o retorno do Itabuna e a estreia do Jacobinense.
A dupla ascendente se juntará ao Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense e Vitória.
Pela Série B do Baiano deste ano, o Itabuna conquistou seu segundo título da competição ao vencer o Jacobinense no confronto da final pelo placar agregado de 4 a 3. Os dois conquistaram o acesso à elite. Por outro lado, o Vitória da Conquista e o UNIRB foram os rebaixados na última edição do Baianão, ao terminarem respectivamente na nona e décima colocações.
O Atlético de Alagoinhas é atual bicampeão baiano por ter vencido o Jacuipense na final. O Carcará conquistou os dois títulos estaduais de forma consecutiva.
Fonte: BN