Setores ligados a Black Friday devem movimentar R$ 4,3 Bilhões na Bahia, diz Fecomércio-BA

O montante é 0,5% superior ao visto no mesmo período do ano passado

Foto: Paulo M. Azevedo/ BNews

Os setores mais ligados à Black Friday, segundo projeções da Fecomércio-BA, devem faturar R$ 4,3 bilhões no mês de novembro no estado. O montante é 0,5% superior ao visto no mesmo período de 2021.

O consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, relatou sobre as transformações econômicas que o período ocasionou no Brasil. “Quando o evento começou a se destacar no Brasil, no início da década passada, o setor que ficou em evidência, com promoções mais concentradas, foi o de Eletrodomésticos e Eletrônicos. No entanto, à medida que sua importância foi aumentando no calendário brasileiro, a Black Friday expandiu para os mais variados segmentos do varejo”.

Para este ano, segundo o economista, a tendência é de aumento de 2,3% nas vendas no setor de Eletrodomésticos e Eletrônicos, para um faturamento de R$ 1,64 bilhão. “Embora a taxa de juros esteja nas alturas, esse é o mês de promoções especiais e oportunidades únicas para os consumidores que desejam comprar refrigeradores, televisores, fogões, etc.”, explica.

A Copa do Mundo, que nesta edição acontecerá a partir do dia 20 de novembro, é outro importante fator de contribuição nas vendas.

“Neste pós-pandemia e a volta dos eventos corporativos e particulares, a expectativa é que haja uma busca por televisores, equipamentos de som, entre outros para a confraternização das pessoas durante o evento, principalmente em jogos do Brasil”, afirma Dietze.

Além desse setor, os supermercados devem crescer 5,1% na comparação anual. Mesmo com preços ainda elevados, haverá busca de produtos para atender os encontros e eventos da Copa, além do aproveitamento do período da Black Friday por muitas redes, com o intuito de atrair consumidores.

Ainda no campo positivo, está o segmento de Vestuário e Calçados que, segundo projeção, deve crescer 3,7%. Parte desse ganho está atrelado ao aumento de preços dos produtos. No entanto, é natural que eventos importantes como Black Friday e Copa do Mundo exerçam influência positiva nos resultados dos consumidores buscando roupas temáticas, com as cores verde e amarela.

E, por fim, as lojas de Móveis e Decoração devem retrair 16,5%. A queda se dá por um efeito estatístico, pois a base de comparação do ano passado está muito elevada.

“O ritmo do comércio nesta época do ano não deve ser mais positivo por conta dos juros elevados que dificultam o acesso ao crédito pelo consumidor e deixa os produtos que dependem de crédito, com um valor mais caro. Além disso, o nível elevado de famílias com contas em atraso traz certa limitação de consumo”, comenta o consultor econômico da Fecomércio-BA.

O economista enfatiza que o consumidor precisa ficar atento ao período da Black Friday, já que, na região de Salvador, os preços médios de eletrodomésticos e equipamentos subiram 18,69% nos últimos 12 meses.

No setor de Vestuário, há um aumento médio anual de 27,09%, porém, com itens apresentando variações ainda mais acentuadas, como é o caso de calça comprida feminina (42,07%) e blusa (41,97%).

A oportunidade é válida também para o segmento de móveis, pois subiram 22,45% em média na região metropolitana de Salvador. O item que mais avançou em um ano foi o móvel para copa e cozinha, com 27,93%, seguido de móvel para o quarto (22,64%) e móvel para a sala (22,19%).

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