Câmara aprova agravante para crime de injúria racial

Proposta agora segue para sanção presidencial

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) proposta que inclui agravantes para o crime de injúria racial, cuja pena é aumentada de 1 a 3 anos de reclusão para 2 a 5 anos. A proposta seguirá para sanção presidencial. As informações são da Agência Brasil.

Assim, a pena de 1 a 3 anos de reclusão continua para a injúria relacionada à religião ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência, aumentando-se para 2 a 5 anos nos casos relacionados a raça, cor, etnia ou procedência nacional.

Outra novidade na redação proposta é que todos os crimes previstos nessa lei terão as penas aumentadas de 1/3 até a metade quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação.

Na interpretação da lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência.

Em relação ao crime de injúria em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional, a pena é aumentada da metade se o crime for cometido por duas ou mais pessoas.

Fonte: Metro1

Next Post

Rede SAC altera funcionamento das unidades na quinta (08) e sexta-feira (09) Na quinta, atendimentos serão reduzidos; na sexta, todos os postos estarão fechados 07/12/2022

Qui Dez 8 , 2022
O funcionamento dos postos SAC será alterado nesta quinta e sexta-feira (08 e 09), em função do feriado de Nossa Senhora da Conceição e do Decreto estadual que será publicado no Diário Oficial de amanhã, respectivamente. Nesta quinta (08), no feriado de Nossa Senhora da Conceição, todos os postos da capital ficam fechados. Já no interior […]

Postagens