Data coincide com um dos períodos mais quentes do ano e profissinais alertam para os cuidados
No Brasil, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são feitos anualmente, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Desde 2012, quando a profissão esteticista foi reconhecida por lei, o dia 18 de janeiro celebra estes profissionais.
Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), foi registrado aumento de 19,3% de realização de procedimentos estéticos em 2021 em comparação ao ano anterior. Mais da metade deles foram procedimentos não-cirúrgicos.
A data que celebra a esteticista coincide com um dos períodos mais quentes do calendário, quando as pessoas estão mais preocupadas com os impactos do sol na pele devido aos dias mais longos e às temperaturas elevadas.
Entre as dicas dos esteticistas para cuidar do corpo e da pele no verão, o uso protetor solar, inclusive em ambientes fechados ou nublados, é o principal. A dica é deixar um na bolsa, para não esquecer.
A hidratação da pele também é outro ponto importante. O recomendado é aplicar uma loção corporal hidratante e um hidratante facial após o banho, além de optar por banhos frios ou mornos e evitar os muito quentes, que podem ressecar a pele.
Há ainda o alerta para tratamentos estéticos que não tenham contra indicações para o verão, como a drenagem linfática e a radiofrequência.
Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica, referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, alerta que saúde e beleza andam de mãos dadas.
“Esta época exige atenção especial, mas é preciso se prevenir durante o ano inteiro para potencializar os cuidados com o corpo. Ter um esteticista por perto, além de garantir a indicação correta e a segurança do procedimento, pode ajudar com melhores resultados”.
Fonte: AT