As entregas foram realizadas após o Ministério da Saúde declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, por conta da crise de desnutrição enfrentada na região
Diante da crise de desnutrição enfrentada na Terra Indígena Yanomami, localizada no estado de Roraima, militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram a entrega de 3,76 toneladas de alimentos para a região. Além disso, os oficiais também foram responsáveis pela evacuação aeromédica de 21 indígenas da localidade.
A operação da FAB foi executada após o Ministério da Saúde anunciar, na última sexta-feira (20), Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por conta da gravidade da situação encarada no território Yanomami.
As entregas de alimentos ocorreram durante o final de semana. No último sábado (21), foram distribuídas 1,26 toneladas para a comunidade Kataroa, já no domingo (22) foram levadas mais 2,50 toneladas.
A última operação feita na região ocorreu nesta segunda-feira (23), quando agentes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) viajaram para Boa Vista, em Roraima, para reforçar o atendimento aos membros da comunidade Yanomami.
Fonte: Metro1