Cuidado com as crianças nas piscinas deve ser redobrado

Em caso de afogamento, a primeira medida é ligar para o 192 ou 193

Uso de piscinas com crianças requer cuidado e atenção – Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

O ano de 2023, começou mostrando os perigos das piscinas em clubes e condomínios da Bahia. Somente no mês de janeiro, duas crianças morreram afogadas em Porto Seguro e Feira de Santana, trazendo de volta a discussão sobre os cuidados que os pais precisam ter com os pequenos e a segurança dos equipamentos de lazer por parte da administração do local.

“Durante a pandemia, na faixa etária de 1 a 4 anos o afogamento virou a maior causa de morte no Brasil, e a segunda causa na faixa de 5 a 9 anos”, disse o cabo Vitor Mendson, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Os guarda-vidas geralmente são encontrados em piscinas de clubes, mas nos condomínios são vistos apenas quando tem evento de grande porte.

Para garantir maior segurança, cabo Mendson recomenda a instalação de cercas ou grades com 1,5 metro de altura, vazadas para que não seja possível escalar e com trancas para evitar a circulação das crianças na área da piscina.

Risco

Outro dispositivo que também não é indicado é o uso de coberturas de lona, porque previnem contra sujeiras, mas facilitam o afogamento. “As crianças acessam a área da piscina, pisam na lona e acabam se afogando também, em alguns casos o pequeno levanta a capa, cai na piscina, não consegue sair e ninguém vê de longe”, comenta o militar.

A coordenadora pedagógica Larissa Moraes, moradora de um condomínio com piscina, tem um filho de 7 anos e conta que no local não tem salva vidas. “Apesar de hoje ele saber nadar, sempre está sob a supervisão de um adulto. Nunca foi na piscina sozinho, até porque é regra do condomínio”.

Primeiros  socorros

Em caso de afogamento, o cabo Medson diz que a primeira medida é ligar para o 192 ou 193. Após isso, realizar cinco ventilações boca e nariz e, se a criança reagir, colocá-la virada para o lado direito e esperar o socorro. Caso a vítima não reaja, é para fazer compressões no esterno – osso que divide os mamilos – com uma mão. Até um ano, as compressões são realizadas com os dedos anelar e médio.

Fonte: AT

Next Post

Alagoinhas: Policiais do 4°BPM realizam prisão em flagrante por tráfico de drogas

Sáb Fev 4 , 2023
Na noite desta sexta-feira (03), na avenida Severino Vieira, no bairro Jardim Petrolar, em Alagoinhas, policiais da CETO receberam denúncias de que havia, em certo estabelecimento comercial, homens traficando drogas. Os policiais deslocaram e, ao procederem com as abordagens e buscas, foram encontrados 7 porções de substância análoga à cocaína, 07 porções de substância análoga à […]

Postagens