Nesta terça-feira, 07, as 15h, uma sessão solene marcará o retorno das atividades na Câmara Municipal de Alagoinhas. O evento contará com a tradicional mensagem do prefeito, Joaquim Neto(PSD), e será a primeira vez no ano que os vereadores discursarão na Casa Legislativa. A sessão será transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal.
Em entrevista concedia na semana passada ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, o presidente da Câmara de Vereadores, Cleto da Banana, falou da expectativa do retorno dos trabalhos e elencou ao menos duas principais prioridades da Casa neste ano: a discussão e aprovação do PDDU e uma solução para o transporte público municipal.
Com relação a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano(PDDU), Cleto afirmou a este News Infoco que houve um amadurecimento nas conversas entre Legislativo e Executivo neste sentido e uma percepção compartilhada de que a cidade não pode continuar crescendo de forma desordenada, sem critérios e planejamentos para sua expansão. O último PDDU de Alagoinhas foi aprovado em 2004, no governo Joseildo Ramos, e deveria ter sido atualizado em 2014, no governo Paulo Cezar, o que não ocorreu.
Já no caso do transporte público, uma grande discussão sobre o financiamento do sistema deve ser travada. Membros principais da Comissão de Transporte da Câmara, os vereadores Anderson Baqueiro(UB) e Juracy Nascimento(PROS), tem realizado reuniões corriqueiras com a SMTT, a empresa concessionária e o sindicato dos rodoviários. Já no fim do ano passado, a Câmara aprovou a destinação de R$ 2,4 milhões para o sistema de transporte público como forma de compensação referente a concessão de gratuidades municipais. Porém, o valor é insuficiente para cobrir o desequilíbrio contratual existente no sistema e novas formas de financiamento devem ser discutidas.
Cleto também falou sobre as reformas pela qual a Câmara passou em seu recesso, trazendo a novidade da sala de imprensa, um ambiente preparado para recepcionar os órgãos de imprensa que fazem a cobertura dos trabalhos legislativos.
Fonte: News Infoco