Silvânia Soares é eleita comandante da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas

Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Alagoinhas elegeu nesta quinta-feira (02) sua nova comandante geral, Silvânia Soares. A escolha foi feita de forma democrática, por meio de voto secreto, disponível a todos os integrantes do efetivo fixo da corporação.

A comandante eleita é integrante da GCM há 17 anos, graduada em Administração Pública, com formação tecnóloga em Segurança Pública e pós-graduada em Guarda Municipal. O objetivo de Silvânia no novo cargo é promover o crescimento da instituição, trazendo melhorias para a corporação. “Eu pretendo priorizar o servidor. Para isso, vamos dialogar com os colegas para saber a necessidade de cada um em seu posto de serviço. Vamos fazer um trabalho voltado para o servidor, que atenda as necessidades dos munícipes. Quando o servidor faz um bom trabalho, a sociedade agradece”, explica a eleita.

Escolha da Corporação

De acordo com a Lei Federal 13.022/2014, a escolha do ocupante do cargo de Comando da Guarda Municipal é uma prerrogativa do poder Executivo. Contudo, o prefeito Joaquim Neto implementou a prática que permite que os próprios guardas elejam, dentre eles, o seu líder . “Nós já fizemos vários atos em direção a valorização de nossos funcionários efetivos. E tivemos êxito em propiciar à Guarda a escolha democrática de seu comandante”, avalia Joaquim, que esteve presente na eleição. A proposta é que um novo comandante de carreira seja eleito a cada biênio.

As duas candidatas ao cargo de Comando da GCM ao lado do atual comandante, Salvador dos Santos, e do prefeito Joaquim Neto.

As inscrições para participar do pleito foram abertas para todos os guardas. Ao final do período de inscrições, a disputa ficou entre duas candidatas: Silvânia Soares, atual subcomandante da GCM, que recebeu 82 votos válidos, e Mariane Bina, atual coordenadora da equipe do Grupamento Patrimonial, com 68 votos. Houve cinco votos nulos e cinco votantes ausentes.

Os trâmites da eleição foram organizados e fiscalizados pela Secretaria de Administração Municipal (SEMAD), Chefia de Gabinete, Ouvidoria Municipal, Comando Geral da GCM e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Alagoinhas (SIMPA).

Durante a votação, que se estendeu das 8h às 12h, na sede da corporação, foi servido um café da manhã oferecido pela SEMAD, secretaria a qual está vinculada a GCM.

Além do chefe do Executivo, acompanharam a eleição os secretários Luiz Carlos Prata (Administração), João Rabelo (Governo), George Caboré (Agricultura), o Chefe de Gabinete Raimundo Queiroz e o Ouvidor do Município David Ribeiro. Os vereadores Edy da Saúde, Márcio da Cavada e Juracy Nascimento também estiveram presentes no pleito.

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Janja vai assumir cargo no Palácio do Planalto; saiba qual

Qui Mar 2 , 2023
A primeira-dama já vem atuando dentro do governo como uma assessora especial de Lula A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, vai assumir um cargo no Gabinete Pessoal da Presidência da República. O cargo, que não é remunerado, será no novo Gabinete de Ações Estratégicas em Políticas Públicas. O órgão será o braço direito do presidente Lula […]

Postagens