Campanha Abril Laranja traz ações de conscientização e valorização da proteção animal em Alagoinhas

Foto: reprodução

As ações do Abril Laranja alegraram o coração dos apaixonados pelos animais. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), a campanha trouxe para a cidade a discussão sobre os maus-tratos com os animais e conscientização da responsabilidade que todos têm com os bichos, sejam domésticos ou silvestres.

Na feira de adoção, que aconteceu no estacionamento da prefeitura, 16 pets ganharam um novo lar – 8 cães e 8 gatos –  e 202,5 quilos de ração foram entregues. Ao longo do ano, a SEDEA continuará recebendo doações de ração de quem quiser contribuir com a causa; elas serão encaminhadas para a Fundação Anjos de Quatro Patas. Para doar, basta levar o alimento na sede da Secretaria, na R. Soror Joana Angélica, s/n – Centro.

Homenagem Maria Sinforosa

A abertura da campanha, no dia 13, foi numa sessão solene da Câmara de Vereadores, com a entrega da homenagem Maria Sinforosa, em reconhecimento aos defensores dos animais. A vereadora Luma Menezes, que destinou emenda de R$20 mil para a campanha, encabeçou a sessão que homenageou 30 protetores independentes de animais, indicados por ONGs e instituições que  lidam com a causa animal e pelos vereadores. “Eu sempre fui muito sensível à pauta animal. Acredito que é crucial que haja uma campanha maciça de conscientização e o poder público tem grande responsabilidade na garantia de direitos e do bem-estar dos animais. Precisamos dialogar com a sociedade, para que todos saibam o que são maus-tratos, que constituem crime, e a quem acionar quando isso acontece”, defende Luma.

“Uma sessão solene, que teve participação efetiva da sociedade, com a homenagem Maria Sinforosa, uma pessoa que iniciou o trabalho de proteção aqui na cidade e plantou essa semente que hoje dá frutos, é o reconhecimento da importância desse trabalho e do apoio do poder público à causa”, afirma Bruno Fagundes, gestor da SEDEA.

Adoção, Proteção e Cuidado

Nos dias 14 e 15, o Abril Laranja seguiu com a oferta de vários serviços e orientações ao público, com stands montados no estacionamento da Prefeitura. Entre eles, havia o que disponibilizava para adoção cães e gatos abrigados pelos Anjos de Quatro Patas, fundação sem fins lucrativos que abriga e trata animais abandonados e em situação de vulnerabilidade, que recebe o apoio da prefeitura. Foram expostos 20 cachorros e 30 gatos, todos castrados e vacinados. “Os animais foram oferecidos para uma adoção responsável e o tutor deve ter a consciência do que está fazendo. Eles preencheram uma ficha de cadastro e depois de orientados, puderam levar os animais pra casa,” explica Iane Bulhões, engenheira ambiental da SEDEA.

 

A professora aposentada Josiane Ferreira foi a primeira pessoa a adotar um animal exposto. Ela levou pra casa uma cadelinha que ainda vai ganhar um nome escolhido pela nova tutora. “Eu gosto muito de animais, sou bióloga e sei da importância dessa iniciativa, pois tira os animais das ruas e evita que eles sofram maus-tratos. Eles também são seres que precisam de cuidados”, reconhece Josiane.

O serviço de Vigilância em Saúde, no stand da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou a vacinação contra raiva animal, para cães e gatos a partir de três meses de idade. Como a vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente, muitos tutores procuraram o serviço, que também é oferecido em campanhas de vacinação.

A programação incluiu duas palestras educativas para estudantes, realizadas no auditório da SEDEA. Elas foram ministradas pelo médico veterinário, da Small Pet, Dr. Eric Tarssio Souza da Silva, e pela estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Isadora Uruga, da Limp City.

Grupos protetores de animais que apoiaram o Abril Laranja, como os Anjos de Quatro Patas, CastraDez e Cuida Bem de Mim, apresentaram e promoveram os serviços que desempenham, orientando e conscientizando o público. Empresas do ramo PET, que patrocinaram a campanha, também expuseram seus produtos e serviços.

Responsabilidade de todos

Um dos responsáveis pela campanha Abril Laranja, Edson Silva, fiscal ambiental da SEDEA, considera que é fundamental que ações como essa aconteçam nos municípios, para que seja reconhecido que o cuidado ambiental e com os animais é responsabilidade de todos. “Protagonista do Meio Ambiente é todo aquele que é vivente. Ele é responsabilidade de todos que se movem, não apenas dos poderes públicos. Enquanto seres coletivos, temos a obrigação de cuidar daquilo que nos abriga”, conclui Edson.

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Homem morre dentro de máquina trituradora enquanto limpava aparelho

Dom Abr 16 , 2023
Colega de trabalho ligou máquina sem saber que trabalhador estava dentro do aparelho Um homem de 28 anos acabou morrendo enquanto trabalhava na tarde de sábado (15), em uma empresa de construção civil que presta serviços de infraestrutura para a prefeitura de Porto Seguro. A empresa fica localizada na Costa do Descobrimento. Segundo informações do site […]

Postagens