A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, iniciou na última terça-feira (25), as primeiras cirurgias de remoção de pterígio na cidade. A ação tem por objetivo zerar a fila de espera pelo procedimento, e dar continuidade na prestação do serviço.
O pterígio, conhecido popularmente como carne no olho, é uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esse tecido transparente do olho que se difunde em direção à córnea, é benigno mas pode causar irritação ocular e afetar a visão. Quando o tratamento com o uso de colírios não surte efeito, a indicação é a realização de cirurgia, que é minimamente invasiva, rápida e geralmente o paciente vai para casa no mesmo dia.
A moradora do bairro Alto Sagrado, Iraci dos Reis, conta que aguardava pela cirurgia de remoção de pterígio há anos. “Tem muito tempo que tenho isso e incomoda. Eu não estava enxergando bem de longe, via tudo embaçado, não reconhecia as pessoas. Cheguei a ir em outro médico, mas o orçamento da cirurgia ficou muito caro. Então quando foi agora, Deus me preparou direitinho e aqui estou eu, fazendo uma cirurgia do olho e se Deus quiser eu vou conseguir fazer a do outro, e voltar a enxergar direitinho”, contou a alagoinhense.
Além das cirurgias de pterígio, a unidade também está realizando cirurgia geral em oftalmologia, atendimento no ambulatório de glaucoma, triagem e cirurgias de catarata. A previsão é que os atendimentos seguirão de forma contínua, com cerca de 50 a 100 cirurgias de pterígio por mês, atendendo a população de Alagoinhas e de mais 17 municípios da região.
A Secretária Municipal de Saúde, Laína Passos, ressalta o avanço das especialidades de cirurgias ofertadas na cidade. “As cirurgias de retirada de pterígio vêm atender uma demanda reprimida importante, proporcionando assim mais qualidade de vida para a população. Todos os dias a Prefeitura de Alagoinhas avança um pouco mais, sempre trazendo benefícios para a saúde e bem-estar da população”, destacou.
O prefeito Joaquim Neto, que acompanhou os procedimentos de perto, destacou a importância de ações pioneiras como essa. “Pela primeira vez no município, estamos aqui com mutirões para cirurgias de pterígio. tudo isso graças a Santa Casa de Misericórdia com a parceria da Prefeitura de Alagoinhas através da Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação tem cuidado da saúde o ocular nos nossos alagoinhenses, trazendo tratamentos para doenças como glaucoma, catarata e outros, e tudo isso tudo com equipamentos moderníssimos”, comemorou o gestor.
Outra grande novidade para Alagoinhas é a residência medica em oftalmologia, diante da parceria firmada entre a Santa Casa da Misericórdia de Alagoinhas, a Faculdade Estácio IDOMED e Prefeitura de Alagoinhas. “A nossa residência de oftalmologia é a primeira da Macrorregião Nordeste. Nós tivemos a honra de ser autorizados pelo MEC a formar médicos especialistas em oftalmologia aqui em Alagoinhas. Esse programa já tem dois anos e era um sonho, hoje já se tornou uma realidade”, concluiu o provedor da Santa Casa, Antônio Virgínio Pereira.
As ações seguem até finalizar a demanda reprimida existente no município. As pessoas que apresentam sintomas, sinais ou que tenham diagnóstico Pterígio devem procurar o seu agente de saúde ou a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência, para a realizar os procedimentos devidos para ter acesso ao serviço. É necessário apresentar documento de identidade e Cartão do SUS.
Confira as imagens:
Foto: Roberto Fonseca / SECOM
Fonte: SECOM Alagoinhas