A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), iniciou nesta sexta-feira (5), a intensificação da vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários juntamente com a ampliação da vacina bivalente contra a COVID-19, que está disponível para pessoas a partir dos 18 anos de idade.
Para acolher a população, principalmente aqueles que trabalham e não conseguem se vacinar durante a semana, a intensificação das vacinas, que está sendo realizada no Ginásio de Esportes de Alagoinhas, tem datas e horários ampliados, sendo: hoje, sexta (05), das 8h às 16h; sábado (06), das 14h às 19h; e domingo (07), das 08h às 12h. Além disso, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e na Central de Imunização das 8h às 11h30; e das 13h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.
“Estamos no período do ano em que há aumento dos quadros gripais e também está ocorrendo uma espécie de gripe que está vindo com Miosite, apresentando como sintomas dores articulares e musculares intensas, por isso os cuidados precisam ser redobrados, sendo necessário que as pessoas fiquem imunizadas, protegendo a si mesmas e aos outros. Além disso, infelizmente, a COVID-19 ainda não foi dizimada. A gente ainda não conseguiu tirá-la do nosso convívio, mas só conseguiremos através da vacinação”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Telma Pio.
Para vacinar, é necessário estar entre o público prioritário e apresentar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinação (obrigatório).
Vacinação contra a Influenza
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece de 10 de abril à 31 de maio. O imunizante está disponível para idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças (06 meses a 06 anos); gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e imunossuprimidos; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso; forças de segurança e salvamentos; caminhoneiros; forças armadas; funcionários dos sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; pessoas com deficiência.
Vacinação contra a COVID-19
Em relação a vacina contra a COVID-19, recomenda-se para a população com 18 anos de idade ou mais, que completou o esquema básico de vacinação ou já recebeu pelo menos duas doses da vacina do esquema primário. A orientação é que também seja respeitado o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.
Foto: Roberto Fonseca / SECOM
Fonte: SECOM Alagoinhas