O Hospital Municipal Dom Monteiro, na cidade de Senhor do Bonfim, realizou nesta sexta-feira (12), a primeira cirurgia ortopédica. A ação é fruto da parceria entre a Fabamed, responsável pela gestão da unidade, e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que firmaram um contrato no valor de R$ 1,2 assegurando a realização de 828 cirurgias nas áreas de ortopedia e ortotraumatologia no Dom Monteiro.
O diretor da unidade, Sérgio França explica que a cirurgia realizada pela equipe multidisciplinar da unidade corrigiu uma fratura no metacorpo, estrutura localizada na palma da mão formada por cinco ossos, de um paciente de 30 anos. “O rapaz, natural de Senhor do Bonfim, teve um trauma recorrente de um acidente de trabalho e encontrou na unidade toda a infraestrutura e assistência especializada que necessitava”, explicou.
Com 88 leitos, o Hospital Dom Antônio Monteiro é parte do Complexo de Saúde que ainda conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na unidade hospitalar são atendidos casos de média e alta complexidade nas especialidades de clínica médica, ortopedia, pediatria, cirurgia geral e obstetrícia. Além disso, o Hospital Dom Antônio Monteiro oferta leitos de UTI, exames laboratoriais e serviços de bioimagem como raio-x, tomografia e eletrocardiograma.