Com o objetivo de monitorar, fiscalizar e controlar a situação epidemiológica de zoonoses no município, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), iniciará a segunda etapa para cadastro de tutores e animais do Projeto de Castração Amigo Pet no dia 05 de junho.
O cadastro deve ser realizado presencialmente na sede da Vigilância em Saúde de 08h às 12h e 13h às 16h. O projeto segue até o dia 16 de junho.
Os responsáveis devem ser maiores de dezoito anos e apresentar RG (frente e verso), CPF, comprovante de residência, cartão SUS vinculado ao município, cartão de vacina do animal e comprovante de inscrição no CadÚnico. Cada tutor pode inscrever até três animais pra castração, exceto nos casos que o quadro epidemiológico justifique a necessidade.
O animal também deve ter no mínimo 180 dias de vida e no máximo 06 anos, além de gozar de boa saúde, o que será atestado mediante triagem e consulta com o veterinário. Caso o animal seja aprovado, haverá contato para agendamento do procedimento. Os animais que não comparecerem no dia agendado perderão a vaga.
Para a segunda etapa, braquicefálicos (conhecidos como focinho achatado) não serão castrados, são esses: Caninos: Buldogue (Francês, Inglês e Americano), Pug, Pequinês, Shitzu, Lhasa Apso, Maltês, Boxer, Cavalier King Charles Spaniel, Dogue de Bordeaux e Boston Terrier. Felinos: Persa, Gato birmanês (Burmese cat) e Shorthair exótico. Algumas raças só serão castradas após avaliação dos (as) médicos(as) veterinários(as), das clínicas cadastradas, (nem todas as raças estarão aptas a castração devido a particularidades fisiológicas).
O Amigo Pet é um projeto realizado com recursos próprios e emenda coletiva parlamentar.
Fonte: SECOM Alagoinhas