Anvisa aprova primeiro medicamento injetável para prevenção do HIV

Cabotegravir é uma terapia conhecida como profilaxia pré-exposição (PrEP) e é mais prático e eficaz do que os remédios orais existentes hoje para prevenção

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável contra o HIV no Brasil. O cabotegravir é uma profilaxia pré-exposição (PrEP) e tem o objetivo de prevenir eventuais infecções pelo vírus causador da Aids.

A farmacêutica britânica GSK, que produziu e estudou o medicamento, recebeu autorização para comercializa-lo no Brasil. O registro do novo remédio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de junho, mas ainda não há uma data para o início da comercialização no Brasil.

A PrEP injetável é considerada a mais recente inovação para prevenção do HIV, já que ainda não há uma vacina disponível contra o vírus. Em 2021, o medicamento já havia recebido aprovação do FDA, agência reguladora dos Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso do cabotegravir para prevenção contra o vírus HIV em 2022.

Fonte: Metro 1

Next Post

VÍDEO : Em Alagoinhas assaltantes jogam fora mocotó e “carnes de terceira” roubados de frigorífico

Dom Jun 11 , 2023
Três bandidos roubaram um caminhão do ‘Frigorífico de Mané’ com uma carga de carne, na última quarta-feira (07/06), na cidade de Alagoinhas, agreste baiano. O assalto, que aconteceu no povoado de Narandiba, é investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Alagoinhas. Vídeo e fotos enviados ao Informe Baiano mostram uma cena chocante. Os […]

Postagens