Segundo a Sempre, esse bloqueio resultou em uma maior procura da população pelo CadÚnico
O bloqueio realizado pelo Governo Federal em 2023, retirou 25.770 beneficiários do Bolsa Família em Salvador. Como consequência disso, o Cadastro Único apresentou um aumento de buscas, nos últimos 30 dias, de 19 de julho a 19 de agosto, a Prefeitura de Salvador realizou mais de 60 mil atendimentos.
“Essa medida não apenas gera um impacto negativo imediato nas condições de vida dessas famílias, mas também revela uma desconexão preocupante entre as políticas públicas de assistência social e o bem-estar da população mais necessitada. O bloqueio do Bolsa Família em um cenário já fragilizado pela crise econômica e sanitária ressalta a importância de políticas públicas mais sensíveis e abrangentes. A segurança social deve ser uma prioridade, garantindo que nenhum cidadão seja deixado para trás”, avalia Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador (Sempre).
Comparando 2023, com o número de atendimentos do CadÚnico que tinham sido realizados até o mesmo período do ano anterior, ocorreu um aumento de 82%. Contabilizando todo o ano de 2022 também já era possível notar uma crescente, foram 327.716 a mais do que 2021, o que representa um aumento de 150%.
Fonte: Metro1