Prefeitura entrega as primeiras Carteiras de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em Alagoinhas

Em uma celebração especial realizada nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) entregou o primeiro lote das Carteiras de Identificação das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em Alagoinhas.  

A iniciativa tem como objetivo não apenas reduzir o estigma associado às pessoas com TEA, mas também assegurar que elas recebam o apoio e tratamento adequados.  

O evento ocorreu na sede da SEMAS, onde foram entregues 27 carteiras para crianças, adolescentes e adultos com TEA. O momento foi marcado por grandes emoções, com o salão repleto de pessoas segurando, entusiasmadas, as suas carteirinhas pela primeira vez. Além disso, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Alagoinhas (AMA) esteve presente, celebrando a conquista. 

Luana, mãe de uma criança autista de quatro anos, compartilhou as suas expectativas relacionadas à CIPTEA: “A carteirinha vai mudar principalmente a conscientização sobre o autismo, garantindo prioridade no atendimento médico e consultas da minha filha. Ela não suporta locais barulhentos e com muitas pessoas, é justamente por isso que ela não está aqui comigo para pegar a sua carteira. Mas a partir de agora, suas saídas serão mais seguras. Fará a diferença, com certeza”, expressou.

O secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, ressaltou a importância do evento: “Quando entregamos a Carteira de Identificação das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, garantimos que todas as pessoas que a recebam tenham sua carteira efetivamente reconhecida no município e possam ter prioridade no atendimento em todos os lugares, sejam eles públicos ou privados. É um momento muito importante e histórico para que possamos ampliar o acesso aos direitos dessas pessoas”, enfatizou.

O Diretor de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS, Edlan Santos, revelou que, apesar da ação ser de extrema necessidade para a comunidade autista do município, a procura de adesão ao benefício ainda está sendo baixa: “Se vocês conhecem alguma pessoa com autismo, informem a seus familiares, digam para nos procurar, compartilhem, espalhem essa iniciativa tão importante na nossa região,” explicou. 

Os interessados podem solicitar a CIPTEA presencialmente na sede da SEMAS, de segunda a sexta-feira, ou de forma online, através do site da Prefeitura. 

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

SECET lançará edital da Lei Paulo Gustavo nos próximos dias em Alagoinhas

Qua Set 27 , 2023
A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) irá lançar nos próximos dias o edital da Lei Paulo Gustavo, construído democraticamente, após consulta pública. A previsão é que sejam contemplados cerca de 100 fazedores de cultura do município. Os recursos da referida lei na cidade são de um montante de R$1.392.894,48. Artistas, agentes e produtores culturais […]

Postagens