Nesta quinta-feira, 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças. Nesta data, é costume presentear os filhos, sobrinhos, netos e afilhados. Contudo, os pais e familiares precisam estar atentos sobre quais brinquedos devem presentar as crianças, de acordo com a idade deles.
Pensando nisso, confira a lista preparada pela especialista e psicóloga Luciana Caldas. Ao BNews, ela elaborou dicas de brinquedos que podem estimular o desenvolvimento infantil, de acordo com cada idade da criança.
Confira a lista:
– 0 a 6 meses: brinquedos e brincadeiras que estimulam: atenção, habilidades motoras, curiosidade e interação com o meio
- Pendure fitas e objetos leves, que se movimentem com facilidade, que podem ser observados pelo bebê;
- Coloque objetos que chamem a atenção (caixas de papelão, retalhos de tecido, bolas de meias coloridas espalhadas pelo tatame) numa distância que leve ele a se movimentar (se mexer para pegar);
- Estimule-o a brincar com o próprio corpo (mãos e pés principalmente)
- Brinque de esconde-esconde com a fralda ou outro paninho.
– 6 a 12 meses: brinquedos e brincadeiras que estimulam: iniciativa para interação; exploração de objetos, texturas, cores, formas e temperaturas; imitação
- Monte uma caixa com objetos como colher de pau, esponja, panos, chocalho, potes de plástico com grãos dentro, objetos de madeira, etc. e permita que o bebê explore os objetos;
- Instrumentos musicais e brincadeiras com música que orientam ações (ex. “mão no joelho, mão na cabeça, um pé pra frente o outro pra traz, agora ninguém pode se mexer…estátua”) ;
- Leia histórias e mostre figuras de livros infantis;
- Jogos de Imitação.
– 1 a 2 anos: brinquedos e brincadeiras que estimulam: refinamento das habilidades motoras; criatividade; comunicação; seguir comandos simples
- Brinquedos que estimulem a locomoção;
- Livros de histórias curtas para manusear e interagir com os personagens;
- Empilhar caixas e objetos – jogos de montar;
- Brincadeiras com bola e instrumentos musicais;
- Garrafa sensorial (garrafa plástica com materiais que despertem a curiosidade e o desejo de observação);
- Brincadeiras como esconde-esconde, cantar, dançar, imitação.
– 2 a 4 anos: brinquedos e brincadeiras que estimulam: habilidades sociais; internalização de Regras; reação à frustração; troca de turno
- Brincadeiras e jogos com regras;
- Roda de música;
- Brincadeiras entre pares, para estimular a socialização, partilha, regras e limites;
- Estimule a criatividade e imaginação (massinha de modelar), o faz-de-contas (bonecos e bonecas), a exploração dos sentidos (caixa sensorial), coordenação motora (jogos de encaixe, brincadeiras ao ar livre, pular corda, jogar bola);
- Desenhos e kits de pintura.
– 4 a 6 anos: brinquedos e brincadeiras que estimulam: raciocínio lógico; controle de impulso; autonomia; concentração; seguir comandos complexos
- Construir o próprio brinquedo;
- Brincadeiras que imitem a vida adulta, como brincar de professor, médico, de jornalista, pintor, etc;
- Jogos de tabuleiro;
- Quebra-cabeça;
- Inserir a criança na rotina cumprindo as regras da casa, arrumando os brinquedos, limpando o que sujou, ajudando no cuidado de um animal de estimação, preparando o lanche, por exemplo.
Classificação Indicativa: Livre